Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Florianópolis terá ambulatório para atendimento em saúde de pessoas em situação de rua

Foto Divulgação/PMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

04/09/2025 - 09:09 - Atualizada em: 04/09/2025 - 09:21

Nesta sexta-feira (5), às 10h, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Saúde, inaugura o Ambulatório PSR, que funcionará na Passarela da Cidadania. O espaço será dedicado ao acompanhamento especializado de pessoas em situação de rua e vai reunir atendimentos de saúde e apoio psicossocial, reduzindo deslocamentos e garantindo o acompanhamento de cada caso do início ao fim e ampliando as possibilidades de reconstrução da autonomia, uma vez que isso depende também de boas condições de saúde.

“Esse equipamento irá nos auxiliar com a internação involuntária daquelas pessoas que vivem nas ruas e precisam de tratamento. Paralelo a isso, estamos contratando cerca de 2000 vagas em clínicas particulares para ampliar essas internações. As pessoas ficarão fazendo tratamento por pelo menos 90 dias, um tratamento completo para se livrar do vício em álcool e drogas”, explica o Prefeito Topázio Neto.

O ambulatório contará com estrutura para avaliação de situações que exijam encaminhamento para internação involuntária. Haverá médico disponível para essa finalidade, além de enfermeiros capacitados para o manejo adequado de pacientes que possam apresentar alterações de comportamento decorrentes do uso de substâncias ou de outras situações de crise.

Com foco no cuidado integral, a equipe oferecerá escuta qualificada, estratégias de abordagem e encaminhamentos para tratamento de transtornos psíquicos, doenças mentais e dependência de álcool e outras drogas. Também serão realizadas triagens para identificar doenças de forma geral, promovendo maior integração à rede de saúde ao conhecer mais de perto as principais vulnerabilidades deste público.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.