Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Florianópolis tem paralisação parcial de ônibus nesta quinta (12)

Foto: Arquivo/Consórcio Fênix

Por: OCP News Florianópolis

12/06/2025 - 08:06 - Atualizada em: 12/06/2025 - 09:20

Os moradores de Florianópolis amanheceram nesta quinta-feira (12) enfrentando paralisação parcial do sistema de transporte coletivo, após o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano da Região Metropolitana de Florianópolis (Sintraturb) aprovar a decretação da greve na noite de quarta-feira (11). As paralisações dos veículos estão acontecendo de forma desordenada, com interrupções a qualquer momento.

As empresas Transol e Canasvieiras, por exemplo, amanheceram nesta quinta fora de operação. Segundo a prefeitura de Florianópolis, os coletivos deveriam começar a funcionar a partir das 8h. A entrada da plataforma A do Terminal de Integração do Centro (Ticen) também amanheceu fechada nesta quinta e havia previsão de começar a operar por volta das 9h.

A prefeitura de Florianópolis, através de nota, informou que prepara ações para reduzir os impactos das paralisações. “O Município irá, em um primeiro momento, autorizar o uso de transportes alternativos, como vans privadas, para aqueles que quiserem utilizar esse meio enquanto o serviço estiver sendo afetado. A Guarda Municipal também atuará para garantir o direito de ir e vir da população”.

Nota da prefeitura

“Os trabalhadores do transporte coletivo definiram, em assembleia realizada na noite desta quarta-feira, paralisações esporádicas sem greve geral no transporte coletivo. A Prefeitura de Florianópolis, considerando a importância do funcionamento do transporte coletivo à cidade, prepara ações para reduzir os impactos das paralisações.

Para isso, o Município irá, em um primeiro momento, autorizar o uso de transportes alternativos, como vans privadas, para aqueles que quiserem utilizar esse meio enquanto o serviço estiver sendo afetado. A Guarda Municipal também atuará para garantir o direito de ir e vir da população.

A administração acompanhou as negociações entre sindicato e Consórcio Fênix, colaborando em tudo o que era possível para evitar possíveis danos à população”.

Nota do sindicato

“Mais de 500 trabalhadores reunidos em assembleia rejeitaram por unanimidade a proposta apresentada pelos empresários e aprovaram uma jornada de lutas podendo realizar paralisações parciais sem descartar uma paralisação total a qualquer momento, uma vez que já foi decretado o estado de greve”.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp