Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Florianópolis projeta modelo de Complexo Hospitalar sendo o primeiro do tipo no Brasil

Foto: Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

24/05/2023 - 09:05 - Atualizada em: 24/05/2023 - 09:35

A Prefeitura de Florianópolis vai construir um novo e pioneiro Complexo Integrado de Saúde que funcionará no espaço do antigo Aeroporto Internacional Hercílio Luz, no bairro Carianos. Com uma área total de 12 mil metros quadrados, essa estrutura abrigará diversas instalações, incluindo um Hospital-Dia, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, Escola de Saúde Pública, entre outros serviços para atender à população na Capital Catarinense.

Hospital-Dia

O antigo prédio que abrigava o Aeroporto Internacional Hercílio Luz vai se transformar no primeiro Hospital Municipal da Capital, o Hospital-Dia de Florianópolis. A estrutura visa o atendimento de milhares de pacientes com procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade, que representam 60% da fila de espera atualmente.

A estrutura vai oferecer cirurgias eletivas, por meio de um centro de diagnóstico e atendimento especializado. A proposta é aliviar a demanda dos hospitais estaduais, que ficarão responsáveis por procedimentos mais complexos.

Os pacientes serão encaminhados dos Centros de Saúde ou UPAs para o Hospital-Dia. A ideia é realizar o procedimento, ficar em observação por algumas horas e ganhar alta no mesmo dia – caracterizando o regime de Hospital-Dia, com período máximo de atendimento de 12 horas.UPA Sul

Uma das mudanças planejadas é a realocação do atendimento da UPA Sul para o novo Complexo Integrado de Saúde. Atualmente, a Unidade de Pronto Atendimento está localizada no Rio Tavares e abrange situações de urgência e emergência. Essa medida tem como objetivo expandir e integrar toda a infraestrutura de atendimento hospitalar, proporcionando um serviço de alta qualidade para os cidadãos.

A ideia surgiu por conta do alto custo de reforma de estrutura atual, que foi avaliado em R$ 17 milhões. O novo endereço foi escolhido depois de diagnósticos e análises das possibilidades de mudança. Todos os serviços que eram oferecidos no Rio Tavares vão continuar sendo oferecidos para o Carianos junto com os servidores. A previsão é que essa mudança ocorra antes da temporada de verão.

Com relação ao prédio que atualmente abriga a UPA Sul, o município está analisando a oferta do espaço para que o Estado implemente uma estrutura de segurança pública no local. Além disso, a Prefeitura vai incluir novas linhas do transporte público e ampliar as já existentes para facilitar o acesso ao local.

Outros serviços

O Complexo também vai receber o primeiro Centro de Atenção Psicossocial 24 horas. Novidade no município, o local terá uma estrutura adequada para internações de pacientes com transtorno mental. O cidadão que necessitar do atendimento com urgência terá um serviço integrado à disposição.

O projeto ainda prevê a instalação de um espaço exclusivo para o acolhimento de mulheres vítimas de violência física e sexual. Com funcionamento 24 horas, a nova estrutura contará com apoio médico e policial, tudo em um só lugar, centralizando o atendimento. A iniciativa é em parceria com a Polícia Civil de Santa Catarina.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).