Florianópolis lidera ranking de ciclovias e ciclofaixas por habitante

Foto PMF

Por: OCP News Florianópolis

24/07/2023 - 08:07 - Atualizada em: 24/07/2023 - 08:53

Florianópolis é a capital brasileira que ocupa o primeiro lugar no ranking de ciclovias e ciclofaixas por habitante. O monitoramento realizado entre 2022 e 2023, pela Aliança Bike (Associação Brasileiras do Setor de Bicicletas), demonstrou que o município disponibiliza mais de 22km de ciclovias e ciclofaixas a cada 100 mil habitantes. O dado é mais uma amostra do crescimento significativo do espaço cicloviário na Capital a partir de ações da Prefeitura de Florianópolis

No levantamento, Florianópolis ficou na frente de cidades como Brasília (DF), com 21,79 km a cada 100 mil habitantes, e Palmas (TO), com 20,48 km a cada 100 mil habitantes. Além disso, o ranking colocou a Capital catarinense entre as 10 com a maior rede de ciclovias e ciclofaixa. Os dados podem ser acessados nesse link.

Atualmente, Florianópolis conta com mais de 224 km de ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e espaços compartilhados, e o objetivo do Município é aumentar esse número. A fim de expandir os locais seguros para ciclos, o programa Mais Pedal atua na promoção da mobilidade urbana sustentável, em conjunto com a comissão Pró-Bici, que ampliará o canal de diálogo entre poder público e cicloativistas.

Além disso, o Município lançou no último mês a primeira edição do Manual de Projeto e Execução do Espaço Cicloviário, que funciona como guia e modelo para a execução de novas estruturas cicloviárias. “A ideia é fortalecer a cultura de utilização da bicicleta como meio de transporte, contribuindo também para menor sobrecarga do trânsito e emissão de poluentes aqui em Florianópolis”, explica Michel Mittmann, secretário da Secretaria de Planejamento e Inteligência Urbana.

  • Mais informações da malha cicloviária de Florianópolis podem ser encontradas nesse site.