Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Florianópolis inicia Outubro Rosa com fila zerada para mamografia diagnóstica

Foto: DIVULGAÇÃO/SOCIEDADE BRASILEIRA DE MASTOLOGIA

Por: Ewaldo Willerding Neto

01/10/2025 - 08:10 - Atualizada em: 01/10/2025 - 08:44

Neste mês de outubro, Florianópolis celebra um marco na rede municipal de saúde: a fila para mamografia diagnóstica – exame para aprofundar a investigação de sinais suspeitos de câncer de mama, como nódulos – foi zerada no mês de setembro. Já a mamografia de rastreamento, indicada para a busca da doença em mulheres assintomáticas, teve mais de mil ofertas no mesmo período.

Outra novidade importante para auxiliar na detecção precoce do câncer de mama é a instalação do mamógrafo na Policlínica da Mulher e da Criança. O equipamento já foi adquirido pela Prefeitura e aguarda a finalização das obras de instalação para o funcionamento, previsto para o mês de novembro. A estimativa com a implantação do aparelho é a realização de 1.200 exames ao mês e a redução do tempo de espera para o rastreio e diagnóstico. Atualmente, os exames da rede são realizados por meio de clínicas contratualizadas pelo município.

As recomendações do Ministério da Saúde para a realização de mamografias também foram atualizadas. O exame, que era indicado a cada dois anos para mulheres de 50 a 69 anos, teve a faixa etária ampliada até os 74 anos. Além disso, mulheres de 40 a 49 anos – faixa que concentra aproximadamente 23% dos casos de câncer de mama no país – passam a ter acesso a mamografia mesmo sem sinais ou sintomas, em uma decisão conjunta e informada com o profissional de saúde.

“Mais do que ampliar o acesso a exames, nosso compromisso é oferecer às mulheres um cuidado integral, que acolha suas necessidades em diferentes fases da vida. A chegada do mamógrafo representa um avanço importante, que trará mais agilidade e conforto para as pacientes, fortalecendo a rede de atenção da cidade’, destaca o secretário de Saúde, Almir Gentil.

O câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres e a principal causa de morte por câncer, por isso a detecção precoce é determinante para o sucesso no tratamento: quando diagnosticado em fase inicial, a taxa de sobrevida em cinco anos pode ultrapassar 90%. Entre os sinais de alerta que exigem avaliação médica imediata estão nódulos fixos e endurecidos nas mamas ou pequenos nódulos nas axilas ou pescoço, alterações na pele da mama, saída anormal de secreção e mudança nos mamilos.

Embora hábitos saudáveis como a prática de atividade física, alimentação equilibrada, manutenção do peso adequado, moderação no consumo de álcool, não fumar e incentivo à amamentação possam evitar até 30% dos casos, cerca de 70% das mulheres diagnosticadas não apresenta fatores de risco identificáveis, reforçando a importância do rastreamento e autoconhecimento do próprio corpo.

Outubro Rosa em Florianópolis

Neste ano, a campanha Outubro Rosa na capital catarinense vai além da conscientização sobre o câncer de mama, reforçando a importância da saúde integral da mulher, com ações de cuidado que incluem saúde cardiovascular e mental, prevenção à violência doméstica, direitos sexuais e reprodutivos, métodos contraceptivos e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.

No dia 18 de outubro, a Policlínica da Mulher e da Criança realizará coleta de preventivo e exame de mamas, além das testagens rápidas para sorologias como HIV e Sífilis, entre outras ações. Iniciativas com foco na conscientização e o cuidado das mulheres durante todo o mês também estão sendo programadas para centros de saúde.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.