Florianópolis é vencedora da 8ª edição do Prêmio Nacional de Inovação

Foto: Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

27/09/2023 - 12:09 - Atualizada em: 27/09/2023 - 12:45

A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, representa a cidade vencedora da 8ª edição do Prêmio Nacional de Inovação nesta terça-feira (26). A Capital foi apresentada de maneira online durante 3 horas em conjunto com entidades, como: Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Fundação Certi (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Sebrae, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), CoCreation Lab e SENAI.

Foram mais de 13 mil inscrições para o prêmio e 264 finalistas. O enquadramento dos ecossistemas de inovação foram definidos por meio dos critérios: número de habitantes e PIB total dos municípios envolvidos, número de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), Universidades e número de Ambientes de Inovação existentes.

“É com imenso orgulho e satisfação que represento a cidade de Florianópolis, que recebe hoje o prêmio de primeiro lugar na 8ª edição do Prêmio Nacional de Inovação. Isso é mais do que uma vitória, é um testemunho do talento, da criatividade e do empenho de todos os que contribuem para o crescimento e desenvolvimento de nossa cidade. Floripa é o berço de ideias inovadoras, o Vale do Silício Brasileiro e um ambiente que desperta para o empreendedorismo”, relata o prefeito da Capital, Topázio Neto.

“É uma excelente e importante oportunidade para Florianópolis participar e principalmente ser vencedora da 8ª edição do Prêmio Nacional de Inovação. Nossa cidade ganha visibilidade e principalmente as ações que fazem a diferença na vida de milhares de pessoas”, explica Juliano Richter Pires, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

A premiação reconhece os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação das empresas, ecossistemas de inovação e pesquisadores que atuam no Brasil. A ação é realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Essa é a única premiação do país que entrega um relatório gratuito para as instituições inscritas, com feedbacks, pontos positivos e oportunidades de melhorias, além do comparativo entre os candidatos da mesma modalidade. Além disso, empresas, ecossistemas e pesquisadores finalistas e vencedores conquistam reconhecimento e audiência nacional.

Inovando pela Capital

Os programas desenvolvidos pela
Prefeitura de Florianópolis são ações importantes para que a cidade leve o título. O Programa Juro Zero já tem mais uma edição e fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento da economia do município através do microcrédito de R$5.000 para Microempreendedores Individuais (MEI’s) e R$10.000 para Microempresas (ME´s), com base legal.

Além disso, a Capital conta com Casa do Empreendedor, Tec Road, Floripa Mais Tec, Floripa Mais Empregos e o Instituto de Geração de Empregos e Oportunidades de Florianópolis (IGEOF).

Notícias no celular

Whatsapp