A Defesa Civil de Florianópolis emitiu aviso de frio intenso para os próximos dias. As temperaturas começaram a declinar no amanhecer de terça-feira (23) e permanecerão em baixa até sábado (27).
Mínimas previstas:
- Quarta-feira (24): 7ºC
- Quinta-feira (25): 5ºC
- Sexta-feira (26): 6ºC
- Sábado (27): 10ºC
A condição de frio intenso se deve a passagem de uma massa de ar frio de origem polar. O cenário favorece ocorrências associadas ao desconforto térmico, hipotermia e agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares.
A Defesa Civil orienta a população a reforçar os cuidados com grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças e animais de estimação. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.
Diante da queda nas temperaturas, a Prefeitura de Florianópolis, por meio das Secretarias de Assistência Social e de Segurança e Ordem Pública, reforçou as ações de acolhimento e proteção às pessoas em situação de rua.
Foram abertas vagas emergenciais para pernoite, com foco na proteção contra o frio, além da intensificação das operações de abordagem social, com encaminhamento à Passarela da Cidadania.
As equipes de abordagem social podem ser acionadas através do telefone (48) 8864-6862.