Finados: Prazo para obras e limpezas em túmulos termina quinta-feira

Divulgação/PMJS

Por: Pedro Leal

20/10/2023 - 16:10 - Atualizada em: 20/10/2023 - 16:29

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Administração, reforça o cronograma das ações de reforma, construção, limpeza e preparação de túmulos e jazigos nos sete cemitérios municipais (Vila Lenzi, Chico de Paulo, Nereu Ramos, Centro, Czerniewicz, Jaraguá 99 e Rau) para o Dia de Finados.

Esta medida tem o objetivo de possibilitar tempo hábil à Administração para eliminar possíveis detritos e sujeiras que possam vir a causar transtornos nas visitas aos cemitérios. Os visitantes e prestadores de serviço devem cumprir os prazos estabelecidos e tomar as devidas precauções, com o intuito de não prejudicar aqueles que já prepararam a sepultura de seus familiares.

Os cemitérios municipais podem ser visitados diariamente das 7h às 18h. Excepcionalmente nos dias próximos ao Dia de Finados, o horário será estendido até as 20h.

Conforme o cronograma divulgado previamente, até a próxima quinta-feira (26) deverão ser concluídos os serviços de construção e reforma de túmulos e jazigos. O local precisa ser limpo. Entulho, lixo e demais materiais devem ser recolhidos, garantindo a segurança dos visitantes.

Até este mesmo dia será permitido usar mangueiras e lavadoras de alta pressão. Após esta data, será proibido o uso destes materiais, a fim de evitar sujeira nos túmulos e jazigos já limpos.

A partir do dia 27 de outubro (sexta-feira), somente será permitido usar balde, escovas, vassouras e panos. A partir do dia 6 de novembro, os serviços de reforma e construção poderão ser retomados.

Orientações gerais:

Visando a segurança dos visitantes e o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, febre amarela e zika, são proibidos vasos ou recipientes de vidro, vasos e recipientes com água, arranjos, vasos e recipientes com invólucros plásticos.

Serão removidos todos os materiais que possam acumular água. É expressamente proibida a colocação de vasos com água no interior dos jazigos e capelas tumulares. Todas as coroas e vasos de flores naturais são removidos tão logo comecem a murchar. Não é permitido acender velas em qualquer local do cemitério, devendo ser utilizados somente o velário e as cruzes do cemitério para este fim.

Lembra-se que para fazer qualquer serviço de manutenção e/ou reforma em túmulos ou jazigos é obrigatório o requerimento de licença junto à Central Municipal de Serviços Funerários e de Cemitérios. Os assuntos pertinentes às construções, reformas, atualização e/ou recadastramento e demais informações devem ser tratados diretamente pelo número 3275-3940.