Fim de semana com temperaturas próximas de 0°C e chance de geada e nevoeiro em SC

Foto: PMR/Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

02/06/2023 - 12:06 - Atualizada em: 02/06/2023 - 13:00

Santa Catarina teve temperaturas bastante baixas nesta sexta-feira (2), com registros de -0,6°C em Bom Jardim da Serra, e espera-se que essas condições se mantenham durante o fim de semana. De acordo com a Defesa Civil estadual, há possibilidade de ocorrência de geada e nevoeiros em todo o estado.

Conforme dados da Epagri/Ciram, as temperaturas registradas foram de 0,3°C em Urupema, 1,3°C em Urubici, 3,8°C em São Joaquim e 3,9°C em Rio Rufino.

No sábado (3), prevalecerá o sol e haverá poucas nuvens devido à influência de uma área de alta pressão. Durante o amanhecer, as temperaturas serão em torno de 2°C em algumas áreas da Serra, variando de 12°C a 17°C no Litoral e Vale do Itajaí. No restante do Estado, os termômetros devem registrar entre 6°C a 12°C.

Durante a tarde, as temperaturas máximas oscilarão entre 24°C e 27°C no litoral, Baixo/Médio Vale e Grande Oeste, enquanto nas demais áreas ficarão entre 20°C e 24°C. Os ventos serão de fraca a moderada intensidade, soprando predominantemente do nordeste ao norte. No Litoral, podem ocorrer rajadas de vento de até 40 km/h.

Tempo firme continua no domingo

No domingo (4), o tempo continuará firme, com possibilidade de geada em algumas áreas da Serra e nevoeiros em todo o estado durante o amanhecer. As temperaturas estarão entre 4°C e 10°C na região central de Santa Catarina, em torno de 11°C no Oeste, e variarão entre 12°C e 17°C nas demais áreas.

Durante a tarde, as temperaturas máximas ficarão entre 24°C e 27°C no Litoral, Baixo/Médio Vale, Extremo Oeste e Oeste, enquanto nas demais regiões entre 20°C e 24°C. Os ventos terão intensidade fraca a moderada, soprando predominantemente do quadrante norte, com rajadas ocasionais.

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, as madrugadas e manhãs serão frias, com um gradual aquecimento ao longo das tardes. Poderá ocorrer a formação de nevoeiros localizados devido à presença de ar frio e úmido nas camadas iniciais da atmosfera. No entanto, essa condição tende a diminuir ao longo das manhãs.

“Na segunda, provavelmente a gente vai ter alguma mudança no tempo em alguns pontos do Rio Grande do Sul, em alguns pontos do Sul de Santa Catarina. Algumas áreas da borda da serra catarinense têm risco de alguma garoa na segunda e início da terça, depois a semana será aproveitável”, informa.