Candidatos em busca de trabalho precisam ficar atentos com vagas falsas, criadas no ambiente virtual para captar dados pessoais, formar banco de interessados e até aplicar golpes.Para ajudar quem está procurando trabalho, a Indústria News, da Fiesc, lista abaixo, com base em Flavia Gamonar, Top Voice no LinkedIn, alertas que ajudam a identificar vagas falsas e dicas para evitar golpes.
Alertas: desconfie de anúncios com estas características:
- Descrições genéricas: anúncios de vagas sem informações detalhadas sobre as qualificações necessárias, responsabilidades do cargo e perfil desejado podem indicar falta de seriedade.
- Erros ortográficos: textos com erros gramaticais ou ortográficos demonstram falta de atenção e cuidado. Em comunicações profissionais, estes deslizes podem ser sinal de pouca credibilidade.
- Sites suspeitos: candidaturas que redirecionam para plataformas desconectadas do setor de empregos devem ser evitadas.
- Solicitações incomuns: empresas sérias concentram-se em informações profissionais e habilidades. Pedidos de dados sensíveis devem ser tratados como suspeitos.
- Salários exagerados: ofertas de remuneração muito acima do padrão do mercado, especialmente para vagas que não exigem experiência, podem ser enganosas.
- Cobrança de taxas: empresas legítimas nunca cobram taxas para participação em processos seletivos ou para acesso a vagas.
Vagas antigas: anúncios que permanecem ativos por períodos prolongados, especialmente se acumulam um grande número de candidaturas, podem indicar que a vaga não é genuína.
Dicas: para não cair em golpes, siga estes passos:
- Pesquise sobre a empresa: caso não conheça a empresa, investigue sua reputação. Utilize mecanismos de busca, consulte redes sociais, sites oficiais e plataformas de reclamações.
- Evite links suspeitos: nunca clique em URLs desconhecidas; elas podem levar a sites de phishing, projetados para roubar informações pessoais ou infectar computadores.
- Confirme a vaga: verifique se a vaga está divulgada em canais oficiais, como o site da empresa, ou em plataformas reconhecidas, como Gupy.
- Proteja suas informações: compartilhe apenas informações básicas, como nome e e-mail, nas etapas iniciais do processo. CPF, endereço ou informações bancárias só devem ser fornecidos no momento da contratação.
- Use plataformas reconhecidas: priorize sites consolidados e confiáveis para buscar empregos. Plataformas como LinkedIn e Catho possuem sistemas de segurança.