A Secretaria de Esportes de Joinville realiza o Festival de Jogos Recreativos, evento que antecede as etapas classificatórias da 30ª edição dos Jogos de Integração da 3ª Idade de Joinville.
O festival, que começou ontem (13) e se estende ao longo desta quarta-feira (14), acontece na Sociedade Ginástica.
Durante os dois dias de programação, cerca de 200 participantes se revezam em seis atividades: câmbio, vôlei adaptado, peteca, arremesso à cesta, argola e tênis de mesa.
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
De acordo com Marcus Hygino, coordenador de Atividade Física, Saúde e Lazer da Sesporte, já no primeiro dia, o evento superou as expectativas.
“Nos surpreendemos porque mesmo com a chuva e com o frio, pessoas de vários grupos vieram participar. Além da integração, o Festival de Jogos Recreativos tem o objetivo de chamar a atenção para as etapas classificatórias dos Jogos de Integração da 3ª Idade, que iniciam em julho e que terão outras modalidades como beach tênis e atletismo”, avalia o coordenador.
Os Jogos da Integração da 3ª Idade são divididos em modalidades e etapas. Nos meses de julho, agosto e setembro, acontecerão as etapas classificatórias de Jogos e Danças. Em agosto, o Concurso Escolha da Realeza. Podem participar pessoas a partir de 55 anos de idade.
Os melhores classificados nas etapas classificatórias representarão Joinville nos Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI), realizados pela Fundação Catarinense de Esporte.
Saúde para o corpo e mente
Há quatro edições, a costureira aposentada Hilda Werlich participa dos Jogos de Integração da 3ª Idade. Ao longo dos anos, disputou modalidades como canastra, jogos de mesa, argola e vôlei. Em 2022, sua participação tornou-se ainda mais especial ao ser eleita rainha do campeonato.
Para ela, manter-se ativa e integrada é questão de saúde e qualidade de vida: “Os jogos são muito bons e importantes na nossa vida. Ficar só em casa, sem atividades, é muito triste. Precisamos participar e manter a saúde física e mental”.
Também veterano nos Jogos de Integração da 3ª Idade, o aposentado Zeir Bressan acompanha o campeonato há cerca de 10 anos. Aos 77 anos e aficionado por esporte desde criança, já conquistou medalhas e troféus em diversas modalidades, como vôlei adaptado, câmbio, bocha e canastra.
“Participo direto, não paro com o esporte. Para mim e para a minha esposa, é difícil ficar um dia em casa. Além disso, participar dos Jogos é uma forma de confraternizar, se unir e se conhecer. Fazer novas amizades é muito bom”, afirma.