Femusc reúne patrocinadores e apoiadores em noite com Concerto de Gala

Foto: Diego Redel

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

20/01/2024 - 16:01 - Atualizada em: 20/01/2024 - 19:31

A Noite de Gala do Festival de Música Internacional de Santa Catarina (Femusc), realizado no Centro Cultural Scar, na região Central de Jaraguá do Sul teve como destaque uma apresentação de música clássica que reuniu os melhores alunos de instrumentos de cordas da edição de 2024, além da orquestra de professores e estudantes com a exibição da Sinfonia n.4 “Italiana”, do compositor alemão Felix Mendelssohn.
Além do público que lotou o Grande Teatro, o evento contou com a participação de patrocinadores e apoiadores do festival, que foram recebidos antes em um coquetel. Entre os convidados que marcaram presença estava Décio da Silva, presidente do Conselho de Administração da WEG, que falou sobre a importância do Femusc.

Foto: Divulgação

“O Femusc é maravilhoso para Santa Catarina, Jaraguá do Sul e toda região do entorno. Os alunos vindos de outros países e de várias regiões do Brasil interagindo com a comunidade é muito relevante. É um trabalho muito bonito feito pelo maestro Alex Klein em parceria com o Instituto Femusc. São poucos lugares do planeta com um festival-escola com a alma igual esse daqui”, afirmou Décio Silva.
O coquetel também reuniu professores e a direção do festival ao som de um grupo de MPB composto pelos cantores Débora Dienstmann e Rubens Franco e pelos músicos Enéias Raash e Junior da Cruz.
Também estiveram presentes Claudia Felipone, gerente comercial da BMP; o head do Instituto Martinelli, Walter Fritzke; Caio Mandolesi, locutor da rádio Super Nova, e sua mulher Edilma Lemanhê, diretora-executiva da Scar, Ary Carlos Pradi, presidente do Instituto FEMUSC; o representante da comunidade Luterana Arnoldo Diel com a mulher Marina Diel; além da ex-participante do Masterchef Brasil Juliana Nardelli.
O Femusc 2024 será encerrado neste sábado (20) com o último Grande Concerto, no teatro da Scar, às 20h30, iniciando com a obra brasileira “Carinhoso”, de Pixinguinha, e com um arranjo do maestro Cyro Pereira para cordas. Em seguida será tocada a obra Metamorphosen, do compositor Richard Strauss, que fala como os alemães foram traídos pelo nazismo após Adolf Hitler invadir vários países em nome da cultura alemã.
A última obra da noite será a Sinfonia n. 3 “Eroica”, do compositor alemão Ludwig van Beethoven, que foi inicialmente dedicada a Napoleão Bonaparte, quando ele era apenas um líder militar francês, mas depois a homenagem foi desfeita. Na visão de Beethoven, Napoleão estava transformando a Europa, acabando com as realezas e apoiando a criação de Repúblicas. No entanto, quando ele virou imperador da França, o compositor sentiu-se traído e retirou a homenagem. As apresentações serão transmitidas ao vivo pelo YouTube, a partir das 20h30.
O Femusc, maior festival-escola gratuito da América Latina, que teve a participação de alunos e professores de 19 países, transforma a cidade de Jaraguá do Sul na capital cultural catarinense e tem expectativa de um público aproximado de 30 mil pessoas durante a programação.

Patrocínio a apoio

Através da Lei Rouanet, o maior festival-escola da América Latina tem o Banco Itaú como patrocinador pela primeira vez, além da WEG, Duas Rodas e Zanotti, que apoiam o evento desde a primeira edição. O Femusc também renovou, pelo terceiro ano, o apoio do Komprão Koch Atacadista e da Diamante Energia.
Patrocinadores e apoiadores têm papel crucial na sustentabilidade de eventos como o FEMUSC, uma vez que contribuem para a promoção e preservação da herança cultural do país”, afirmou o diretor-executivo do festival, Fenísio Pires Júnior.

Edilma Lemanhê, diretora-executiva Scar; Décio Silva, presidente do conselho administrativo da WEG; Ary Carlos Pradi, presidente do Instituto FEMUSC; Walter Fritzke, head Martinelli; maestro Alex Klein, idealizador do FEMUSC; e Fenísio Júnior, presidente-executivo do Femusc / Foto: Diego Redel

O festival também tem outros apoiadores como o Centro Cultural Scar, Comunidade Apóstolo Pedro, Paróquia São Sebastião, Instituto Federal – IFSC, Sociedade Educacional de Santa Catarina (UNISOCIESC), Instituto Martinelli, Ambiental, BMP, OCP, Monitor e Rádio Super Nova 101.9.