Femusc: noite de grandes concertos acontece na Scar

Foto: Divulgação/Femusc

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

17/01/2024 - 15:01 - Atualizada em: 17/01/2024 - 15:49

O Quarteto Essence, formado por jovens de São Paulo, será o destaque da apresentação dos Grandes Concertos desta quarta-feira (17) no Festival de Música Internacional de Santa Catarina (FEMUSC), realizado no teatro da Scar, em Jaraguá do Sul. Eles irão executar um quarteto de cordas do compositor, pianista e maestro alemão Felix Mendelssohn.

Outro destaque é a apresentação de professores de oboé e trio de cordas do Femusc com a obra “Três Romanças”, do compositor alemão Robert Schumann. Como todo concerto tem a exibição de uma obra brasileira, a exibição da noite será o “Chorus n.2” do compositor Heitor Villa-Lobos. E um grupo de alunos apresenta a obra “Quinteto para clarinete e cordas”, do compositor alemão Johannes Brahms.

O Femusc terá a apresentação de 110 concertos e são todas gratuitas. Além disso, todos os grandes concertos também serão transmitidos no canal do YouTube do festival diariamente, a partir das 20h30. A transmissão ao vivo amplia o alcance do festival, permitindo que espectadores de todo o mundo apreciem a diversidade musical apresentada durante o evento. De acordo com os organizadores do Femusc, mais de 30 mil pessoas devem acompanhar o festival até 20 de janeiro.

Apresentação Scar

O concerto na noite de terça-feira (16) iniciou com a apresentação do violinista Ruan Schneider da obra do compositor luterano Johann Sebastian Bach para a plateia que lotava o teatro do Centro Cultural Scar.

Em seguida, teve a exibição de um quarteto de cordas do compositor Aleksandr Borodin. Depois, os violistas Joel Brandão e Washington Couto tocaram um dueto de modais do alemão Ernst Mahle. Ainda teve a apresentação da violinista Inna Osypchuk da obra de Niccolo Paganini. E o encerramento do concerto teve a regência do maestro Alex Klein da obra Suíte Antiga, do compositor brasileiro Alberto Nepomuceno.

Patrocínio e apoio

Através da Lei Rouanet, o maior festival-escola da América Latina tem o Banco Itaú como patrocinador pela primeira vez, além da WEG, Duas Rodas e Zanotti, que apoiam o evento desde a primeira edição. O FEMUSC também renovou, pelo terceiro ano, o apoio do Komprão Koch Atacadista e da Diamante Energia.

Patrocinadores e apoiadores têm papel crucial na sustentabilidade de eventos como o Femusc, uma vez que contribuem para a promoção e preservação da herança cultural do país”, afirmou o diretor-executivo do festival, Fenísio Pires Júnior.

O festival também tem outros apoiadores como o Centro Cultural Scar, Comunidade Apóstolo Pedro, Paróquia São Sebastião, Instituto Federal – IFSC, Sociedade Educacional de Santa Catarina (UNISOCIESC), Instituto Martinelli, Ambiental, BMP, OCP, Monitor e Rádio Super Nova 101.9.