Femusc encerra concertos na Igreja Luterana

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

16/01/2024 - 09:01 - Atualizada em: 16/01/2024 - 10:01

O Festival de Música Internacional de Santa Catarina (FEMUSC) se despediu das apresentações na Igreja Luterana Apóstolo Pedro, no Centro de Jaraguá do Sul, na noite de domingo (14).

A igreja foi palco da abertura do festival e da apresentação da série Grandes Concertos e do Momento Springmann durante quatro dias com a presença de fieis e público de toda a cidade.

A cerimônia de abertura teve a execução do Hino Nacional Brasileiro pelo Quarteto Essence, seguido do Concerto das Nações, onde os alunos de diversas nacionalidades que participam do festival exibem composições típicas dos países que representam.

No segundo dia, o destaque ficou por conta do Quarteto Essence, formado por jovens de São Paulo, que apresentou o quarteto de cordas de Beethoven, além da música brasileira do compositor César Guerra Peixe.

O terceiro dia de apresentação foi marcado pelo concerto do solista Pedro Silva, um jovem de 17 anos, do sertão da Paraíba, e pela exibição de um duo de fagotes da compositora russa Sofia Gubaidulina, que contou com a participação da professora Catalina Guevara Klein.

E a despedida dos palcos do FEMUSC da Igreja Luterana teve a apresentação da composição de Edvard Grieg pelo Quarteto Essence, mas o grande destaque foi um quinteto de sopros, formado pelos professores do FEMUSC, com composição de August Klughardt.

Nesta segunda-feira (15), a apresentação do clássico “Sonho de uma Noite de Verão”, do compositor alemão Felix Mendelssohn, será na Igreja Matriz São Sebastião. Já os Grandes Concertos e o Momento Springmann serão apresentados no Centro Cultural Scar dos dias 16 a 20 de janeiro.

O Femusc terá a apresentação de 110 concertos e são todas gratuitas. Além disso, todos os grandes concertos também serão transmitidos no canal do YouTube do festival diariamente, a partir das 20h30. A transmissão ao vivo amplia o alcance do festival, permitindo que espectadores de todo o mundo apreciem a diversidade musical apresentada durante o evento.

De acordo com os organizadores do FEMUSC, mais de 30 mil pessoas devem acompanhar o festival até 20 de janeiro.

Patrocínio e apoio

Através da Lei Rouanet, o maior festival-escola da América Latina tem o Banco Itaú como patrocinador pela primeira vez, além da WEG, Duas Rodas e Zanotti, que apoiam o evento desde a primeira edição. O FEMUSC também renovou, pelo terceiro ano, o apoio do Komprão Koch Atacadista e da Diamante Energia.

Patrocinadores e apoiadores têm papel crucial na sustentabilidade de eventos como o FEMUSC, uma vez que contribuem para a promoção e preservação da herança cultural do país”, afirmou o diretor-executivo do festival, Fenísio Pires Júnior.

O festival também tem outros apoiadores como o Centro Cultural Scar, Comunidade Apóstolo Pedro, Paróquia São Sebastião, Instituto Federal – IFSC, Sociedade Educacional de Santa Catarina (UNISOCIESC), Instituto Martinelli, Ambiental, BMP, OCP, Monitor e Rádio Super Nova 101.9.