Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Femusc começa nesta quarta-feira (10) com Grande Concerto na Igreja Luterana

Foto: Femusc/Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

09/01/2024 - 17:01 - Atualizada em: 09/01/2024 - 17:19

A 19ª edição do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc) começa nesta quarta-feira (10) com uma apresentação inédita na Igreja Luterana Apóstolo Pedro, no Centro de Jaraguá do Sul.

O Grande Concerto de abertura começa às 20h30 e vai até as 22h, com o quarteto Essence, formado por alunos de São Paulo, que irão executar o Hino Nacional Brasileiro, junto com o professor de contrabaixo Gustavo d’Ippolito.

O concerto termina com a participação dos professores Laura Ruiz tocando clarinete; Richard Roberts e Anna Murakawa, nos violinos; Richard Young, na viola e Eduardo Vassallo, no violoncelo. O quinteto irá representar os 13 professores que direcionam o projeto pedagógico do festival com a apresentação de um movimento para clarinete e cordas, do compositor austríaco Mozart.

O Femusc 2024, que acontece de 10 a 20 de janeiro, terá mais de 200 obras distribuídas em 50 concertos, que acontecem no Centro de Cultura Artística (Scar), todos com entrada gratuita. A estimativa do evento é atrair um público de mais de 30 mil pessoas.

Foto: Chan/Femusc/Divulgação

Apresentações de natureza social

Além dos concertos na Scar, também ocorrem outros 60 concertos de “natureza social”, que serão realizados em hospitais, fábricas, shopping, asilo e no presídio de Jaraguá do Sul. Presente em todas as edições do festival, o objetivo das apresentações sociais é romper barreiras de acesso do público ao erudito, fazendo com que a música clássica chegue até as pessoas no local em que elas estão.
“É uma forma de levar a música erudita a um número maior de pessoas. O nosso objetivo é multiplicar a população que tem acesso ao evento, já que as exibições no centro cultural são limitadas”, afirma Fenísio Júnior, diretor-executivo do Femusc.
Os espetáculos ocorrem no shopping Partage Jaraguá do Sul, nos hospitais São José e Jaraguá, na casa de repouso de idosos Lar das Flores, no Presídio Regional e em fábricas da região.
“O Femusc é um festival profissional que provoca o músico a tocar em meio ao público. E essa programação social gera um sentimento tão grande e apaixonante, que deixa os músicos e públicos emocionados”, conta Fenísio.

Foto: Femusc/Divulgação

Patrocínio

Em 2024, para além da Lei do Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e patrocinadores que viabilizam o Femusc desde as primeiras edições, como WEG, Zanotti e Duas Rodas, o festival renova parceria pelo terceiro ano com o Komprão Koch Atacadista e estreia parceria com a Diamante Geração de Energia. A partir deste ano, o Femusc também passa a contar com o apoio do Itaú. “Um parceiro que enxergou o que significa para Santa Catarina e para o país esse caldo cultural que acontece aqui há 19 anos”, declarou Fenísio.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.