Femusc apresenta Grandes Concertos na Scar até dia 20 de janeiro

Fotos: Diego Redel

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

16/01/2024 - 14:01 - Atualizada em: 16/01/2024 - 14:10

Os Grandes Concertos do Festival de Música Internacional de Santa Catarina (Femusc) e o Momento Springmann passam a ser apresentados no Centro Cultural Scar a partir desta terça-feira (16) até sábado (20).

O destaque desta noite será a apresentação da obra Suíte Antiga, do compositor cearense Alberto Nepomuceno. Além disso, haverá a apresentação de um quarteto de cordas do compositor Aleksandr Borodin e um dueto de modais do alemão Ernst Mahle, que viveu toda a vida no Brasil.

Neste ano, as apresentações da Scar têm distribuição de ingressos pela Internet através do Ticket Center, no endereço eletrônico https://www.eticketcenter.com.br/, além da secretaria do Centro Cultural. Os bilhetes podem ser retirados com 48 horas de antecedência.

O Femusc terá a apresentação de 110 concertos e são todas gratuitas. Além disso, todos os grandes concertos também serão transmitidos no canal do YouTube do festival diariamente, a partir das 20h30. A transmissão ao vivo amplia o alcance do festival, permitindo que espectadores de todo o mundo apreciem a diversidade musical apresentada durante o evento. De acordo com os organizadores do Femusc, mais de 30 mil pessoas devem acompanhar o festival até 20 de janeiro.

Igreja Matriz São Sebastião

A obra “Sonhos de uma Noite de Verão” de Felix Mendelssohn, que seria apresentada nas escadarias da Igreja Matriz de Jaraguá do Sul nesta segunda-feira (15), teve que ser transferida para dentro da igreja católica por causa da chuva. Mas nem a mudança do local do concerto tirou o brilho da apresentação que lotou o salão paroquial com centenas de pessoas.

“A música é bonita e o povo quer ouvir música, não importa aonde, pode ser na escadaria da igreja, dentro da igreja ou no salão paroquial ou pode ser na rua”, afirmou o maestro Alex Klein.

O arquiteto Alexandre Maia disse que o improviso da mudança de local não atrapalhou o concerto.

“Devido a chuva tivemos que mudar de local. Deu tudo certo no final, o concerto foi lindo e a música estava muito boa”, disse.

Patrocínio e apoio

Através da Lei Rouanet, o maior festival-escola da América Latina tem o Banco Itaú como patrocinador pela primeira vez, além da WEG, Duas Rodas e Zanotti, que apoiam o evento desde a primeira edição. O FEMUSC também renovou, pelo terceiro ano, o apoio do Komprão Koch Atacadista e da Diamante Energia.

Patrocinadores e apoiadores têm papel crucial na sustentabilidade de eventos como o FEMUSC, uma vez que contribuem para a promoção e preservação da herança cultural do país”, afirmou o diretor-executivo do festival, Fenísio Pires Júnior.

O festival também tem outros apoiadores como o Centro Cultural Scar, Comunidade Apóstolo Pedro, Paróquia São Sebastião, Instituto Federal – IFSC, Sociedade Educacional de Santa Catarina (UNISOCIESC), Instituto Martinelli, Ambiental, BMP, OCP, Monitor e Rádio Super Nova 101.9.

Fotos: Diego Redel