Femusc 2024 encerra programação com Sinfonia Eroica, de Beethoven, e apresentação infantil do Femusckinho

Foto: Femusc/Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

20/01/2024 - 12:01 - Atualizada em: 20/01/2024 - 12:23

O Festival Internacional de Música de Santa Catarina (FEMUSC) encerra sua programação neste sábado (20) após 10 dias de apresentações musicais que movimentaram a cidade de Jaraguá do Sul, no Norte do Estado. Entre os destaques do último dia de festival estão a exibição da Sinfonia Eroica e o Femusckinho.
O último Grande Concerto, no teatro da Scar, às 20h30, começa com a obra brasileira “Carinhoso”, de Pixinguinha, com um arranjo do maestro Cyro Pereira para cordas.
Em seguida, será tocada a obra “Metamorphosen”, do compositor Richard Strauss, que fala como os alemães foram traídos pelo nazismo após Adolf Hitler invadir vários países em nome da cultura alemã.
A última obra da noite será a Sinfonia n. 3 “Eroica”, do compositor alemão Ludwig van Beethoven, que foi inicialmente dedicada a Napoleão Bonaparte, quando ele era apenas um líder militar francês, mas depois a homenagem foi desfeita. Na visão de Beethoven, Napoleão estava transformando a Europa, acabando com as realezas e apoiando a criação de Repúblicas. No entanto, quando ele virou imperador da França, o compositor sentiu-se traído e retirou a homenagem.
Já o Femusckinho, que é braço infantil do FEMUSC, com iniciação musical e prática instrumental para crianças de 9 a 12 anos, apresenta um concerto na manhã de sábado no Centro Cultural Scar.
Tanto o Femusckinho, quanto os grandes concertos serão transmitidos no canal do YouTube. A transmissão ao vivo amplia o alcance do festival, permitindo que espectadores de todo o mundo apreciem a diversidade musical apresentada durante o evento.
O FEMUSC, maior festival-escola gratuito da América Latina, que teve a participação de alunos e professores de 19 países, transforma a cidade de Jaraguá do Sul na capital cultural catarinense e tem expectativa de um público aproximado de 30 mil pessoas durante a programação.
Atrações infantis
A programação do sábado começa às 10h com o Zoológico Musical, em que a criança chega no teatro e ouve todos os instrumentos de uma orquestra sendo tocados simultaneamente e escolhe o som mais atrativo.
Logo em seguida, às 10h30, será apresentado o concerto do Femusckinho, que reúne cerca de 50 crianças que tiveram a iniciação musical durante o festival. O projeto é uma forma de plantar uma sementinha nas crianças para que possam despertar para a música clássica e, quem sabe, tornarem-se futuros músicos.
No Femusckinho, as crianças recebem aulas de instrumentos como viola, violino, violoncelo, além de percussão corporal e canto.
As aulas do Femusckinho, que tiveram patrocínio da Alfa Rede de Ensino, foram acompanhadas por 10 professores que se dedicaram exclusivamente ao projeto infantil durante o festival.
Patrocínio a apoio
Através da Lei Rouanet, o maior festival-escola da América Latina tem o Banco Itaú como patrocinador pela primeira vez, além da WEG, Duas Rodas e Zanotti, que apoiam o evento desde a primeira edição. O FEMUSC também renovou, pelo terceiro ano, o apoio do Komprão Koch Atacadista e da Diamante Energia.
Patrocinadores e apoiadores têm papel crucial na sustentabilidade de eventos como o FEMUSC, uma vez que contribuem para a promoção e preservação da herança cultural do país”, afirmou o diretor-executivo do festival, Fenísio Pires Júnior.
O festival também tem outros apoiadores como o Centro Cultural Scar, Comunidade Apóstolo Pedro, Paróquia São Sebastião, Instituto Federal – IFSC, Sociedade Educacional de Santa Catarina (UNISOCIESC), Instituto Martinelli, Ambiental, BMP, OCP, Monitor e Rádio Super Nova 101.9.