Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência em Joinville está com inscrições abertas

Foto: Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

07/10/2023 - 08:10 - Atualizada em: 07/10/2023 - 08:58

No próximo sábado (21) acontece em Joinville o Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitadas do INSS. O evento será das 9h às 15h, no Ginásio da Univille, e é realizado pela Rede de Inclusão de Joinville com coordenação e patrocínio do Ministério Público do Trabalho e da Superintendência Regional do Trabalho de Santa Catarina.

Ao todo, há 30 vagas para empresas de Joinville e região participarem do feirão. A inscrição é gratuita e ocorre até dia 11 de outubro. As organizações participantes terão direito a um estande exclusivo e toda estrutura necessária para ofertarem vagas para pessoas com deficiência.

A empresa que desejar participar do evento deverá primeiro cadastrar no mínimo uma vaga exclusiva para pessoas com deficiência no Sine (Sistema Nacional de Emprego). Para receber o formulário de cadastro da vaga, é necessário enviar e-mail para psicossocialjoinville@sine.sc.gov.br.

Foto: Divulgação

Após a vaga cadastrada, o empregador deverá preencher um formulário online para participar do feirão de empregos. Ele receberá a confirmação da inscrição por e-mail, assim como todas as orientações para participar do evento.

“O evento é pensado tanto para as pessoas com deficiência que estão procurando trabalho quanto para as empresas que têm dificuldade de contratação. Às vezes a corporação está com vagas abertas, mas as pessoas com deficiência não chegam até elas. O propósito do feirão é promover este encontro”, afirma Paulo Suldovski, coordenador da Rede de Inclusão de Joinville. A expectativa é que centenas de pessoas participem do evento.

Pela legislação brasileira, empresas com 100 ou mais funcionários devem adotar percentuais de contratação para pessoas com deficiência. O descumprimento da lei gera multa às corporações. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, em Joinville 217 empresas somam 5.913 vagas que devem ser reservadas a pessoas com deficiência. Deste total, 53,9% delas estão efetivamente ocupadas.

No Censo 2010, mais de 30 mil entrevistados residentes em Joinville disseram ter alguma deficiência em gradações mais severas.

Para mais informações e tirar dúvidas

Na próxima segunda-feira (9) às 14h a Rede de Inclusão de Joinville fará um evento preparatório do Feirão no anfiteatro da Univille. O encontro servirá para tirar dúvidas e orientar sobre o evento tanto para empresas já inscritas quanto para aquelas que queiram participar do feirão.

Sobre o feirão

O Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitadas do INSS faz parte da Semana Inclusiva Santa Catarina que é coordenada pelo Ministério Público do Trabalho e pela Superintendência Regional do Trabalho de Santa Catarina. Em setembro deste ano, outras quatro cidades tiveram programação de ações sobre inclusão e realizaram o feirão de empregos.

Em Joinville, este é o terceiro ano em que o evento ocorre no município. Nesta edição, a realização é da Rede de Inclusão de Joinville, um grupo colaborativo do qual fazem parte várias instituições, e o Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (IMPAR) está à frente da execução do projeto do evento deste ano. A rede é parceira do Ministério Público do Trabalho e da Superintendência Regional do Trabalho para viabilizar o feirão na cidade.

Notícias no celular

Whatsapp