Nesta quinta e sexta-feira (6 e 7), a Prefeitura de Joinville realiza a Feira do Peixe Vivo. A ação ocorre na praça do Mercado Público e no Terminal Urbano do bairro Nova Brasília. Na quinta, o horário é das 9h às 18h e, na Sexta-feira Santa, das 9h às 14h.
Organizada pela Unidade de Desenvolvimento Rural, em parceria com a Associação Joinvilense de Aquicultores (Ajaq), o objetivo da Feira do Peixe Vivo é conectar o produtor rural de Joinville ao consumidor e estimular o consumo de pescado.
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
“A ideia é divulgar e promover a piscicultura de Joinville. Temos fomentado feiras e eventos para que nossos produtores rurais tenham onde comercializar os seus produtos e, com isso, aumentando os seus negócios”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Fernando Bade.
Segundo o diretor da Unidade de Desenvolvimento Rural, Luis Carlos Maia, a população também sai beneficiada com a conexão direta entre produtor e consumidor. “O piscicultor traz o peixe fresco direto para o consumidor, que leva para casa um produto de qualidade”, diz o diretor.
O peixe vivo é vendido no valor de R$19 o quilo de tilápia e R$25 o quilo de outras espécies. Fábio de Jesus aproveitou o evento parta garantir a refeição da Sexta-feira Santa. “O preço está justo e a tilápia está bonita”, elogia o consumidor.
Joinville produz cerca de mil toneladas de peixes por ano – mais de 98% da produção é de tilápia. A piscicultura é a renda de mais de 60 famílias da área rural da cidade.
A Unidade de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação oferece a essas famílias extensão rural e assistência técnica com engenheiro agrônomo, veterinária e técnicos em piscicultura.