Se tudo correr dentro do planejado, a Farmácia Básica do Centro (atrás da Câmara de Vereadores) deve ganhar um novo endereço em breve. A ideia surgiu ainda no ano passado e agora começa a tomar corpo. De acordo com a diretora de Atenção Básica da Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul, Nádia Renate da Silva, a proposta é transferir a farmácia para uma estrutura localizada atrás do terminal urbano. “São três salas, que somadas possuem 235 metros quadrados, um espaço muito mais amplo do que o que temos disponível hoje”, explica ela.
Segundo Nádia, apesar da mudança ainda não estar confirmada, o espaço foi alugado e passa por uma série de vistorias para garantir a regulamentação da estrutura. “Se os planos se concretizarem, a expectativa é deixar o espaço pronto até março”, detalha.
Para a secretária da Saúde do município, Emanuela Wolff, o principal benefício da estrutura seria a acessibilidade. “Para cadeirantes, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, a sede permitiria um acesso rápido e fácil, diferente do atual. É nisso que estamos pensando. É um aluguel alto, mas que se paga pelo serviço que ele vai prestar. De qualquer forma estamos avaliando essa reorganização com calma”, diz.
Outra proposta é aproveitar o novo endereço para mudar também os horário de atendimento da farmácia. “A vontade da Secretaria é deixar o espaço aberto para o almoço e talvez estender o atendimento até as 18h. Estamos estudando as possibilidade”, comenta Nádia.
Atualmente, a Farmácia Básica utiliza uma sala alugada, com a qual são gastos em torno de R$ 2,5 mil por mês, pagos com recursos federais. No espaço visado pela Secretaria da Saúde, os custos seriam de R$ 8 mil reais mensais.