Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Famílias do Minha Casa Melhor recebem madeiras doadas pela WEG em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação /Prefeitura Jaraguá Sul

Por: Elissandro Sutil

09/03/2022 - 10:03 - Atualizada em: 09/03/2022 - 13:37

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, está repassando para famílias em situação de vulnerabilidade social madeiras recebidas em doação da empresa WEG.

O material oriundo de árvores exóticas foi extraído de área de mata ciliar localizada nos fundos do Parque Fabril II do Bairro Centenário, na margem esquerda do Rio Itapocu. A proposta da WEG Florestal foi retirar os eucaliptos da mata ciliar e replantar espécies nativas no lugar.

As madeiras resultantes do beneficiamento das toras de eucalipto foram doadas ao Município de Jaraguá do Sul, para atender necessidades de famílias inscritas no programa Minha Casa Melhor, da Diretoria de Habitação.

Ao total, foram doados até o momento cerca de nove mil metros corridos de sarrafos para telha (medidas 2,5x5x3m e 5x5x4m) e cerca de 900 metros quadrados de tábuas (medidas de 2,5x3m).

O programa Minha Casa Melhor tem por objetivo promover a melhoria da habitabilidade e a prevenção de risco, visando a redução da inadequação habitacional no município. É destinado para doação de material de construção às famílias em situação de vulnerabilidade que pretendem realizar reforma, ampliação ou obras de cunho preventivo nos imóveis.

Compreende o repasse de materiais de construção, equipamentos sanitários, esquadrias, ferragens, vidraçaria, revestimentos, material hidráulico e elétrico, conforme o caso.

As famílias atendidas devem estar enquadradas em uma série de requisitos, entre eles, possuir renda familiar mensal de até três salários mínimos.

No total foram beneficiadas com esta ação cerca de 50 famílias atualmente cadastradas no programa.

A utilização dessas madeiras foi destinada principalmente para troca de madeira de telhado de residências, especialmente após as chuvas de verão, as quais inclusive com foram acompanhadas com fortes ventos e queda de granizo.

Diante disso, as famílias puderam trocar essa madeiras por madeiras novas, gerando mais qualidade e segurança para novas coberturas – telhas de fibrocimento, também doadas pelo programa.

Além disso, as madeiras foram muito utilizadas por famílias para pequenas reformas, em caixarias para concretagem, finalização de pequenas obras, dentre outros.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP