Nesta quinta-feira (13), a Sra. Laura da Silva, viúva do industrial Eggon da Silva, um dos fundadores da WEG, foi homenageada pela Prefeitura de Schroeder, juntamente com as Sras. Érica da Silva e Tânia da Silva, respectivamente irmã e filha de Eggon. O empresário, falecido em 13 de setembro de 2015, em Jaraguá do Sul, é natural de Schroeder.
Na chegada, elas foram recebidas no Centro de Memória pelo prefeito Jair Bridaroli, acompanhado da primeira-dama, Elaine Conti, da diretora de Turismo, Carolina Lemke Salomon, do diretor de Cultura, Fabrício Linzmeyer, e da recepcionista do Centro, Priscila Ferrão. Depois, dirigiram-se até a Escola Municipal Professor Emílio da Silva, que leva o nome do pai de Eggon da Silva.
Na unidade escolar, foram recebidas pela secretária de Educação, Luana Meyer, pelo diretor, Eberton Vargas Trentin, professores e alunos. Após serem homenageadas, houve um momento de conversa com os estudantes. “No auditório, a secretária de Educação perguntou para os alunos qual era o nome da escola e todos eles responderam juntos ‘Emílio da Silva!’. Eu percebi que elas ficaram muito emocionadas nessa hora”, conta a diretora de Turismo, Carolina Lemke Salomon. Ainda de acordo com Carolina, dona Érica da Silva foi professora por muitos anos e contou para as crianças sobre sua trajetória na profissão.
Emílio da Silva construiu a primeira escola de Schroeder
Emílio da Silva, primeiro professor nomeado de Schroeder, também foi responsável por construir a primeira escola do município, com apoio de famílias da comunidade, por volta de 1922. Em 1924, casou-se com a Sra. Magdalena Salomon. Em razão do parentesco com a família Salomon, há alguns meses dona Érica, que mora em São Paulo, expressou o desejo de ter proximidade com seus parentes por parte de mãe que residem em Schroeder, aproveitando sua vinda para Santa Catarina nesta temporada de verão. “Nós fomos até São Francisco do Sul, onde ela estava, para conhecê-la. Tomamos um café, conversamos bastante e ela falou muito sobre o carinho que tem por Schroeder e pela história do pai dela aqui na cidade, que é uma história linda, já que ele construiu a primeira escola e foi o primeiro professor nomeado. Ela vinha para cá na infância e adolescência e recorda de lugares que visitou no município”, conta Carolina.

Unidade iniciou atividades em 2002 | Foto: Divulgação
A Escola Municipal Professor Emílio da Silva, situada na Avenida dos Imigrantes, 2.440, no Centro da cidade, iniciou as suas atividades em 10 de fevereiro de 2002. Atualmente a unidade conta com 563 alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Da esquerda para a direita: diretora de Turismo, Carolina Lemke Salomon, diretor de Cultura, Fabrício Linzmeyer, Tânia da Silva, prefeito Jair Bridaroli, Érica da Silva, Laura da Silva e a primeira-dama, Elaine Conti | Foto: Divulgação

Fotos: Divulgação