Falta de insumos no mercado impede a realização de teste rápido para Covid- 19 em Gaspar

Foto: Divulgação / Prefeitura de Gaspar

Por: Luan Tamanini

27/02/2024 - 16:02 - Atualizada em: 27/02/2024 - 16:53

A Prefeitura de Gaspar informou nesta terça-feira (27) que suspendeu temporariamente os testes rápido para Covid-19 no município. A medida se deve à dificuldade de aquisição e distribuição do material em todo o país.

A Secretaria de Saúde já solicitou o teste rápido, mas o fornecedor alega não ter condições de entrega. A justificativa é que, mesmo com a produção nacional, muitos insumos vêm de países como Índia e China e estão em escassez no mercado internacional.

Neste momento, apenas o exame laboratorial está sendo realizado, priorizando casos moderados/graves que necessitem de internação. A Secretaria de Saúde reforça que a rotina de atendimento nas Unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) não será alterada.

Os moradores que apresentarem sintomas gripais serão acolhidos por equipes de saúde, passarão por consulta e receberão as recomendações para tratamento, mesmo sem a realização do teste rápido.

Sintomas da Covid-19:

– Febre;
– Tosse;
– Dificuldade para respirar;
– Fadiga;
– Dor muscular;
– Dor de cabeça;
– Dor de garganta;
– Perda de paladar ou olfato;
– Diarreia;
– Náusea;
– Vômito.

Sintomas menos comuns, mas que também podem surgir, incluem erupção cutânea, descoloração dos dedos das mãos ou dos pés, confusão, dificuldade de concentração, perda de memória, audição e olfato.