A Escola de Ensino Básico Professor José Duarte Magalhães foi palco de uma imersão sobre o sistema solar na última terça-feira (1) em Jaraguá do Sul. O evento foi o fechamento de um curso sobre astronomia básica desenvolvido na escola, que tem como objetivo unir ciência e cotidiano, e despertar a curiosidade científica dos estudantes.
A elaboração do curso começou por meio de uma parceria entre a escola e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) do município. A iniciativa se deu com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que aproxima alunos de licenciatura em Física do IFSC na vivência do ambiente escolar.

Foto: Divulgação
O curso contou com sete encontros, onde os alunos discutiram, trocaram experiências e executaram práticas envolvendo a astronomia com ênfase na física, abordando temas como o Sol, os movimentos dos astros, fases da Lua, estações do ano, buracos negros, entre outros.
Além disso, também aconteceram momentos de observação do céu por meio do telescópio, o que despertou a curiosidade dos estudantes para entender o que existe além da atmosfera terrestre. Eles observaram características da superfície do Sol, de Júpiter e suas luas, o espaço cheio de crateras na Lua, entre outros.
O trabalho final do curso foi a produção da escala de tamanho do Sistema Solar, incluindo os planetas, principais luas e o Sol. A criação foi feita pelos estudantes da escola e os acadêmicos de licenciatura. A exposição foi apresentada pelos estudantes no auditório da escola, durante a Feira de Ciências e impactou positivamente a comunidade escolar.

Foto: Divulgação