Prosseguem em Jaraguá do Sul, os eventos alusivos ao Dia Nacional da Consciência Negra – comemorado em 20 de novembro. Nesta terça-feira (18), no Museu Histórico Emílio da Silva, começou a exposição “A Presença Negra em Jaraguá do Sul: Invisibilidade e Resistência”, uma Mostra que busca promover a reflexão e dar visibilidade à contribuição da população negra na formação histórica, social e cultural do município.
O prefeito Jair Franzner, participou da solenidade e homenageou a comunidade negra, por meio das várias entidades que representam essa parcela significativa da população. “Os negros são tão importantes quanto as demais etnias na formação da nossa comunidade. É um momento muito especial para todos nós. Temos o compromisso de contribuir com a valorização, o respeito e oportunidades para todos que vivem aqui. Podem contar conosco”, disse.
Com a curadoria do museólogo, Gustavo Felix Voltolini, a exposiçãoocorrerá de 18/11 a 18/12, e propõe uma leitura crítica das narrativas oficiais, questionando o apagamento e a marginalização das comunidades negras ao longo do tempo. De acordo com a chefe dos museus municipais, Ivana Cavalcanti, trata-se de um ato de reconhecimento e justiça simbólica. “A história de Jaraguá do Sul só é completa quando reconhece a presença negra como parte essencial de sua identidade”, enfatizou.
Composta por fotografias e documentos, a mostra está organizada em dois blocos temáticos. O primeiro, “Invisibilidade”, evidencia como políticas públicas, leis e práticas sociais contribuíram para a exclusão e o apagamento da presença negra durante o período de construção do município. Como a formação do chamado “Morro da África” – atual bairro Boa Vista, por exemplo. O segundo bloco, “Resistência”, celebra pessoas, famílias e coletividades negras que permaneceram, construíram raízes e ajudaram a moldar a cidade.
Eventos
- – Dia 18/11, a partir das 19h, no Cejas, haverá sessão solene pelo Dia Nacional da Consciência Negra, organizada pela Câmara de Vereadores
- – Dia 19/11, às 14h30, na Biblioteca Pública, terá contação de histórias relacionadas ao tema
- – Dia 20/11, Dia Nacional da Consciência Negra, a partir das 15h, na Via Verde, haverá uma grande celebração para valorizar a história e a contribuição do povo negro na formação da sociedade brasileira. Entre as atrações confirmadas estão o Coral Vozes Africanas, Batalha de Rimas, apresentações de dança afro-brasileira e urbana com Oséias, o grupo Dança Ornellas, o Grupo Muzenza, além de shows com as bandas Desejo A+ e Bera Samba. (se chover o evento será na Arena Jaraguá).