Exposição em SP celebra os 150 anos de Santos Dumont

Foto: Reprodução internet

Por: Elisângela Pezzutti

17/07/2023 - 09:07 - Atualizada em: 17/07/2023 - 09:36

Está em exibição no Farol Santander, no centro de São Paulo, a mostra ‘Santos Dumont – O Poeta Inventor’, em homenagem aos 150 anos do brasileiro conhecido como “o pai da aviação”. Uma das principais atrações da exposição, sob curadoria de Ceres Storchi, é uma réplica em tamanho real do modelo 14 Bis, o biplano com o qual Dumont fez o primeiro voo homologado do mundo, no dia 23 de outubro de 1906, no Parque de Bagatelle, no centro de Paris.

A réplica, feita por Alan José Calassa, em 2005, está localizada no hall do prédio histórico que abriga a sede do Farol Santander. Ela fica suspensa, acima da cabeça dos visitantes, como se estivesse voando. A reprodução pesa 15 quilos, mede 9,6 metros de comprimento por 11,7 metros de envergadura e 3,72 de altura na extremidade das asas.

Em um ambiente cenográfico de um hangar que reproduz o espaço onde Santos Dumont trabalhava, é possível participar de atividades lúdicas, como jogos de memória e quebra-cabeça de magnetos.

Itens raros

Entre os itens raros que compõem a exposição estão a primeira edição do livro Dans L’Air (Os Meus Balões), publicado por Santos Dumont em 1904; o cesto do balão Brasil, o primeiro construído com projeto e orientação de Dumont; e um gorro e luvas usadas pelo aviador.

A mostra tem, ainda, um simulado com telas de led e projeção do voo do Dirigível N.° 6, que simula o trajeto por Paris e a volta feita em torno da Torre Eiffel.

*Com informações UOL

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.