Exposição em SP celebra os 150 anos de Santos Dumont

Foto: Reprodução internet

Por: Elisângela Pezzutti

17/07/2023 - 09:07 - Atualizada em: 17/07/2023 - 09:36

Está em exibição no Farol Santander, no centro de São Paulo, a mostra ‘Santos Dumont – O Poeta Inventor’, em homenagem aos 150 anos do brasileiro conhecido como “o pai da aviação”. Uma das principais atrações da exposição, sob curadoria de Ceres Storchi, é uma réplica em tamanho real do modelo 14 Bis, o biplano com o qual Dumont fez o primeiro voo homologado do mundo, no dia 23 de outubro de 1906, no Parque de Bagatelle, no centro de Paris.

A réplica, feita por Alan José Calassa, em 2005, está localizada no hall do prédio histórico que abriga a sede do Farol Santander. Ela fica suspensa, acima da cabeça dos visitantes, como se estivesse voando. A reprodução pesa 15 quilos, mede 9,6 metros de comprimento por 11,7 metros de envergadura e 3,72 de altura na extremidade das asas.

Em um ambiente cenográfico de um hangar que reproduz o espaço onde Santos Dumont trabalhava, é possível participar de atividades lúdicas, como jogos de memória e quebra-cabeça de magnetos.

Itens raros

Entre os itens raros que compõem a exposição estão a primeira edição do livro Dans L’Air (Os Meus Balões), publicado por Santos Dumont em 1904; o cesto do balão Brasil, o primeiro construído com projeto e orientação de Dumont; e um gorro e luvas usadas pelo aviador.

A mostra tem, ainda, um simulado com telas de led e projeção do voo do Dirigível N.° 6, que simula o trajeto por Paris e a volta feita em torno da Torre Eiffel.

*Com informações UOL

Notícias no celular

Whatsapp