Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Expo 150 destaca segurança, educação, inovação e desenvolvimento econômico no terceiro dia de programação

Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

02/07/2026 - 16:07 - Atualizada em: 02/07/2026 - 16:32

A Expo 150 chega ao seu terceiro dia, nesta sexta-feira (3), consolidando-se como um espaço de reflexão sobre os pilares que impulsionam o desenvolvimento de Jaraguá do Sul. A programação no Parque Municipal de Eventos reúne especialistas, lideranças empresariais, gestores públicos e representantes de diferentes setores para debater temas estratégicos como segurança, educação, sustentabilidade, inovação e economia regional.

A agenda do domo inicia às 9h com o painel “Case Segurança de Jaraguá do Sul: uma construção coletiva que se tornou referência”, reunindo empresários e autoridades para apresentar as iniciativas e estratégias que consolidaram o município como referência nacional em segurança pública. Entre os participantes está Amilcar Marcelo Nagel, vice-presidente de Comunidade da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) e diretor industrial do Grupo Malwee, patrocinador da Expo 150.

Na sequência, às 10h, o debate “Educação de Jaraguá do Sul: construindo o futuro por meio do conhecimento” abordará o papel da educação na formação de talentos e no desenvolvimento econômico e social do município. Entre os painelistas estará Sabrina Adami Schappo, chefe da Seção de Desenvolvimento Social da WEG, patrocinadora da Expo 150, ao lado de representantes dos setores público e privado.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Às 11h, o painel “Sustentabilidade que gera valor” promoverá uma reflexão sobre práticas sustentáveis que conciliam crescimento econômico e responsabilidade ambiental. A discussão reunirá representantes de empresas patrocinadoras da Expo 150: Gabriela Vieira da Silva, head de ESG Corporativo da WEG; Matheus Junkes, head de Sustentabilidade do Grupo Flexível; e Andreia Peters Schuster, gerente de Desenvolvimento de Novos Produtos e Sustentabilidade da Menegotti Têxtil.

A programação da tarde começa às 13h com “Jaraguá do Sul: entre fatos, histórias e legados”, uma reflexão sobre a trajetória histórica do município e a construção de sua identidade ao longo dos últimos 150 anos. Às 14h, o painel “As cadeias que sustentam a economia de Jaraguá do Sul” destacará a relevância dos diferentes setores produtivos que impulsionam o desenvolvimento regional.

Às 15h, o debate “A força do comércio de Jaraguá do Sul” evidenciará a contribuição estratégica do setor para a geração de empregos, renda e oportunidades, com a participação de Ana Demo, da Franquias Live!, patrocinadora da Expo 150. Na sequência, às 16h, a Caixa Econômica Federal, também patrocinadora do evento, promove o “Momento Caixa Econômica Federal”, com a participação de André Renato Back e Eduardo Jacobi, executivos da Caixa, que apresentarão perspectivas e iniciativas voltadas ao fortalecimento dos negócios e ao desenvolvimento regional.

A inovação ganha protagonismo a partir das 17h com o painel “Ecossistema de Inovação: tecnologia, empreendedorismo e o futuro de Jaraguá do Sul”, que reunirá representantes do setor para discutir tendências, oportunidades e os caminhos para a construção de uma economia cada vez mais conectada ao conhecimento e à tecnologia.

Às 18h, o painel “Inovação Industrial: experiências que impulsionam o desenvolvimento regional” reunirá lideranças empresariais para compartilhar cases e experiências sobre como a inovação tem ampliado a competitividade e fortalecido a indústria regional. Entre os painelistas estarão representantes de empresas patrocinadoras da Expo 150, como Christiano Junkes, presidente do Grupo Flexível; Gelson Renato Schmidt, diretor comercial da Indumak Máquinas; e Rodrigo Fumo, vice-presidente da WEG Motores Industriais, ao lado de outros empresários convidados.

Encerrando a programação do domo, às 19h, o painel “Alimentando Gerações” reunirá representantes de empresas patrocinadoras da Expo 150, como Jaime Franzner Junior, da Urbano Alimentos, e Adilson José Dias, da DR Aromas & Ingredientes, ao lado de outros empresários do setor. O encontro promoverá uma reflexão sobre a evolução da indústria alimentícia, sua contribuição para a economia e seu papel estratégico na construção do futuro.

Experiências, cultura e gastronomia

Além da programação de conteúdo, a Expo 150 segue oferecendo experiências culturais, exposições imersivas e atrações gastronômicas ao longo de todo o dia. O Espaço Memória, localizado no Pavilhão A, continua recebendo visitantes para o circuito “Passado, Presente e Futuro”, que apresenta a trajetória de Jaraguá do Sul por meio de recursos audiovisuais e experiências interativas.

A Praça Gastronômica permanece como um dos principais pontos de encontro do evento, reunindo gastronomia, cultura e momentos de convivência para visitantes de todas as idades.

Com mais de 100 palestrantes, 40 expositores, 30 painéis e cerca de 130 atrações ao longo de sua programação, a Expo 150 consolida-se como um dos maiores eventos de celebração, conhecimento e networking de Santa Catarina.

Inscrições e acesso

As palestras realizadas no domo são gratuitas. Em razão da capacidade limitada do espaço, a organização reforça a necessidade de inscrição prévia por meio da plataforma Sympla.

Para garantir vaga nos painéis temáticos e acessar a programação completa, bem como o mapa do evento, os interessados podem acessar a Landing Page Oficial da Expo 150 Jaraguá do Sul.

A Expo 150 conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, DR Aromas & Ingredientes, Grupo Flexível, Indumak, Live!, Grupo Malwee, Menegotti Têxtil, Trapp, Urbano e WEG.

Serviço:

O quê: Expo 150
Quando: 3 de julho, das 9h às 23h
Onde: Parque Municipal de Eventos de Jaraguá do Sul
Ingressos: Gratuitos (palestras mediante inscrição via Sympla)

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.