Explosão em mina de carvão deixa 11 mortos na Colômbia

reprodução/twitter

Por: Pedro Leal

15/03/2023 - 14:03 - Atualizada em: 15/03/2023 - 14:08

Uma explosão em uma mina de carvão em Sutatausa, na Colômbia, deixou ao menos 11 mortos nesta quarta-feira (15), e outras 10 estão presas no subsolo da mina, a 900 metros de profundidade, segundo o governo local.

A mina fica a 75 km da capital, Bogotá.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou que esta auxiliando nos esforços de resgate dos trabalhadores presos. Ele também enviou uma mensagem de solidariedade para as vítimas e os familiares.

Bombeiros de municípios vizinhos foram convocados para auxiliar no resgate, que já retirou duas pessoas com vida do local. Dezessete pessoas ainda estariam nas minas.

O governador da região, Nicolás García Bustos, informou que as operações de resgate seguem no local.

Segundo informou o governador a uma rádio local, a explosão foi causada pelo “acúmulo de gases que explodiram por uma faísca gerada por uma picareta”.

Ele frisou à rádio que a busca está difícil, pois o oxigênio na mina é limitado e quanto mais tempo se passa, mais improvável é que os trabalhadores sejam retirados com vida.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou que está auxiliando nos esforços para resgatar os outros 10 trabalhadores com vida. “Um abraço de solidariedade para as vítimas e familiares”, afirmou o presidente.

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).