Existe horário limite para tomar café? Descubra o melhor momento para evitar impactos no sono!

Por: Priscila Horvat

16/08/2024 - 17:08

O café é uma paixão nacional e um companheiro indispensável para muitos que buscam energia e foco ao longo do dia. Ao redor dele, muitas pautas são discutidas e negócios são fechados.

Mas, entre uma xícara e outra, você já parou para pensar em quanto café você consome ao longo do dia e qual o horário limite que você pode se deliciar com um cafezinho sem ele atrapalhe seu sono?

Uma nova revisão de estudos publicada na revista Sleep sugere que o horário ideal para beber café pode ser mais cedo do que você imagina. Até recentemente, a recomendação era que a última xícara de café fosse consumida cerca de seis horas antes de dormir.

No entanto, pesquisas recentes apontam para a necessidade de um intervalo maior. Agora, especialistas sugerem que o café deve ser ingerido pelo menos 8 horas antes do horário de dormir. Para uma pessoa que vai para a cama às 22h, isso significa que a última dose de cafeína deve ser consumida por volta das 13h, após o almoço.

Efeitos da cafeína

A cafeína afeta o corpo de maneiras complexas e a quantidade ideal pode variar entre uma pessoa e outra. Por isso, por regra geral, o mais indicado é evitar o consumo próximo ao horário de dormir, já que a sensibilidade à cafeína pode variar bastante e é influenciada por fatores genéticos e individuais.

Sabe aquela ideia de que café dá energia? Não é bem uma verdade… Isso acontece porque a cafeína atua na contramão de um neurotransmissor que promove a sensação de cansaço.

Por isso, ao ingerir café, a pessoa se sente mais alerta e energizada. No entanto, quando o efeito da cafeína diminui, a sensação de cansaço pode se acumular de uma vez, levando à necessidade de mais café para manter a vigília.

Quando a cafeína é consumida perto da hora de dormir, a qualidade do sono é prejudicada, e o corpo pode ter dificuldade em entrar no sono profundo, resultando em um descanso menos reparador.

Dicas para consumir café em um horário saudável

  • Defina um horário-limite: para evitar prejudicar o sono, tente consumir café apenas pela manhã e no início da tarde. A última xícara deve ser ingerida pelo menos 8 horas antes de dormir;
  • Considere alternativas: Se você deseja algo quente e reconfortante à tarde, experimente opções descafeinadas ou chás de ervas que não contenham cafeína;

Embora o café seja um aliado poderoso para manter a energia e a concentração, principalmente naqueles dias quando há muitas tarefas a serem feitas, o consumo próximo ao horário de dormir pode ter efeitos prejudiciais na qualidade do sono.

Seguir as recomendações para evitar a cafeína nas horas finais do dia e observar como a ingestão de café afeta o corpo pode ajudar a otimizar os hábitos de consumo e garantir um descanso mais saudável e reparador.

Notícias no celular

Whatsapp