Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Exemplo na reciclagem, Jaraguá do Sul vai receber prêmio

Divulgação/Samae

Por: Pedro Leal

14/08/2025 - 18:08 - Atualizada em: 14/08/2025 - 18:14

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Jaraguá do Sul receberá o Prêmio Fecam – Práticas de Excelência 2025. A autarquia foi uma das selecionadas e será premiada pela prática de excelência “Política pública de incentivo à reciclagem: o modelo consolidado do Samae de Jaraguá do Sul”, na área temática “Meio ambiente e sustentabilidade”.

Senai oferecerá 200 mil vagas gratuitas de capacitação em tecnologias de IA e nuvem

O resultado foi publicado no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina na segunda-feira (11). Foram escolhidos 30 projetos pela Fecam, em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que reconhecem ações inovadoras na gestão pública municipal e regional. Todas as práticas selecionadas serão premiadas com troféu.

Uso de prefixo de telemarketing em ligações mudou; saiba como fica

O prêmio tem como objetivo valorizar e dar visibilidade a experiências bem-sucedidas da gestão pública, incentivar a troca de conhecimentos entre gestores e fortalecer a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030 da ONU.

Além de receber o prêmio, o Samae apresentará o projeto no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios (COMAC-SC), no dia 2 de setembro, a partir das 14h45, no Expocentro de Balneário Camboriú. A autarquia desenvolve e mantém uma política pública sólida e inovadora de reciclagem e gestão de resíduos sólidos urbanos, com resultados concretos mensuráveis já alcançados. A prática está alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), aos ODS e aos princípios da economia circular.

O diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, destaca que “esse reconhecimento, por meio do Prêmio Fecam, é resultado de investimentos contínuos em estrutura, logística, inovação, e da mobilização da sociedade em torno da separação correta e do consumo responsável, incentivados pelas ações do Samae. Com isso, o município se posiciona como referência nacional em gestão pública de resíduos recicláveis, mostrando que políticas públicas bem planejadas transformam resíduos em oportunidades, gerando desenvolvimento sustentável, justiça social e qualidade de vida”.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).