Joinville se prepara para celebrar a tradição, a beleza e as cores com a sua 83ª Festa das Flores, que ocorre de 14 a 19 de novembro, na Expoville.
Para apresentar as novidades e atrações dessa edição, que traz o tema “Um encanto a cada encontro”, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e a Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas (Ajao), realizaram o lançamento da festa na manhã de terça-feira (17), no restaurante Casa do Capitão.
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
O evento teve a presença do prefeito Adriano Silva e da vice-prefeira Rejane Gambin, do presidente da Ajao, Jacson Zandonai, do patrono da 83ª Festa das Flores, Ninfo König, e do arquiteto e paisagista da festa, Sílvio Parucker. Também prestigiaram o encontro vereadores, orquidófilos agremiados da Ajao, representantes do trade turístico, imprensa e convidados.
Enaltecendo a tradição joinvilense do cultivo e a atratividade que as flores representam para o público em geral, o prefeito Adriano Silva destacou a importância da Festa das Flores para a cidade.
“A Festa das Flores é sempre um atrativo fantástico. O público vai ficar encantado com as atrações, com o paisagismo e com o projeto que está muito bonito. É impressionante a quantidade de pessoas que vêm de fora, inclusive de outros estados. Isso mostra a força do evento e o quanto as flores atraem o público. É uma cultura joinvilense que sempre merece ser lembrada”, afirma.
Outro destaque dessa edição da festa é que, neste ano, a Ajao completa 85 anos de história e de valorização à tradição das flores, em Joinville. De acordo com o presidente da entidade, Jacson Zandonai, mesmo priorizando perpetuar a história, a Ajao e a Festa das Flores buscam sempre inovar e surpreender o público.
“Da mesma forma como nós, orquidófilos, nos preparamos o ano todo, queremos que o público se encante pelo amor às orquídeas. Para este ano, teremos um cenário diferente. Nossa expectativa é colocar um número expressivo de orquídeas, além de atrações como mais de 300 expositores no mercado de plantas, feira multissetorial e praça gastronômica, além de inúmeras atrações culturais”, antecipa o presidente.
Patrono celebra história e entusiasmo pelas flores
Homenageando um dos grandes entusiastas do cultivo de flores em Joinville, a 83ª Festa das Flores tem como patrono o empresário Ninfo König, que já foi presidente da Ajao e um dos responsáveis pela profissionalização da entidade.
“É uma honra ser homenageado como patrono da 83ª Festa das Flores. Estou envolvido com flores desde os 12 anos de idade e contribuí de alguma forma para engrandecer a Ajao. Já a Festa das Flores atrai as pessoas por sua beleza e, cada vez mais, divulga Joinville no Brasil e no exterior”, declara.
Espetáculo de flores e cores
Para representar o tema “Um encanto a cada encontro”, o projeto paisagístico da 83ª Festa das Flores vai convidar o público a um passeio por um grande jardim.
De acordo com o arquiteto e paisagista da Festa das Flores, Sílvio Parucker, a exposição terá um circuito formado por diversos cenários, entre eles uma floresta tropical, um ambiente de clima árido e o paraíso das orquídeas, formado por Laelias purpuratas, flor símbolo de Santa Catarina.
A experiência por esse encantador mundo de cores e formas continua com um jardim formado por milhares de flores de época, um grande espelho d’água e uma cascata com 25 metros de altura.
Ao final, o visitante chegará ao belvedere, onde o pódio com orquídeas campeãs da Festa das Flores estarão em evidência, iluminadas por um grande lustre. Os 85 anos de história da Ajao também estarão em destaque na exposição.
“Todos os anos o projeto é um grande desafio. A Festa das Flores é a única no mundo onde construímos um jardim dentro de um grande pavilhão, com exposição de flores e orquídeas. Uma das surpresas da exposição estará já na entrada, com painéis mostrando momentos históricos dos 85 anos de história da Ajao e a evolução da entidade”, afirma Parucker.
Movimento para a cidade
Para a diretora executiva da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville, Francine Olsen, além de fazer parte da identidade e da cultura local, a Festa das Flores movimenta o turismo e ajuda a fortalecer a cidade como destino.
“A Festa das Flores é muito importante para Joinville. Através da sua beleza e encantamento, traz orgulho para o joinvilense e fortalece a nossa identidade como cidade das flores. Além disso, fomenta o nosso turismo e movimenta a economia atraindo milhares de pessoas que vêm visitar a festa e conhecer a cidade”, conclui Francine.
A Festa das Flores de Joinville é realizada pela Ajao em parceria com a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).