Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Evento especial no dia 7 apresenta nova marca ‘Jaraguá’ e assinatura de edital para nova Central de Operações da PM

Divulgação/Acijs

Por: Pedro Leal

02/07/2025 - 15:07 - Atualizada em: 02/07/2025 - 17:24

Jaraguá do Sul terá no dia 7, segunda-feira, dois importantes momentos para a comunidade. Um evento no Centro Empresarial, às 19 horas, vai apresentar os resultados do projeto Place Branding, com o objetivo de definir uma marca institucional para a cidade. Iniciativa da ACIJS, CDL, Sebrae, Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau e Prefeitura, o Place Branding envolveu um amplo estudo das potencialidades do município e oportunidades que podem ser buscadas para impulsionar o desenvolvimento econômico e social de Jaraguá.

Neste ano, 352 jovens do Programa Novos Caminhos já conseguiram trabalho em SC

Junto com a apresentação da nova marca “Jaraguá”, também será assinado o edital de licitação para contratação de empresa responsável pela reforma do prédio da antiga Câmara de Vereadores, onde será instalada a nova Central de Operações da Polícia Militar (Copom).

A participação é aberta ao público, em geral, e as inscrições gratuitas devem ser feitas https://eventos.superasistemas.com.br/e/checkout/AAcZ7XuztXDk#!

Informações pelo telefone (47) 98835-1316 e pelo e-mail [email protected]

O evento faz parte das comemorações dos 149 anos de Jaraguá do Sul e a exemplo de eventos da ACIJS, tem caráter solidário, com a doação de 1 quilo de alimento para repasse à instituição social do município.

O que é o projeto Place Branding

Desenvolvido pelo Sebrae em parceria com Acijs, CDL, Prefeitura e Convention Vale dos Encantos, o projeto Place Branding tem como objetivo transformar Jaraguá do Sul em uma marca com identidade própria. A iniciativa visa fortalecer os atributos já presentes na cidade, como qualidade de vida, inovação e desenvolvimento sustentável, tornando estas referências mais visíveis e estratégicas para atrair investimentos, turismo e novos negócios.

Governo de SC apresenta aos deputados projetos que serão enviados para a Alesc

A construção da marca “Jaraguá” vem sendo nos últimos meses, desde o final de 2023, de forma colaborativa, por meio de workshops com representantes da sociedade civil, setor produtivo, cultura, turismo e educação. Esses encontros ajudaram a organizar os valores, percepções e vocações do município, criando um mapa de valor que orientará o posicionamento da cidade como marca.

A nova marca e identidade visual associada a ela poderá ser utilizada pelo município, seja nas iniciativas do poder público, ou de entidades, instituições e empresas, em seus eventos, produtos e serviços, fortalecendo o senso de pertencimento e de orgulho entre os moradores.

Entre os resultados esperados estão: maior atratividade econômica, valorização do turismo, fortalecimento da imagem institucional e estímulo à inovação. Jaraguá do Sul, com sua forte base industrial e cultural, caminha para se tornar referência nacional em gestão de marca-lugar.

Central de Operações da Polícia Militar (Copom)

O projeto de reforma das antigas instalações da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul para a implantação da nova Central de Operações da Polícia Militar (Copom) é fruto de uma articulação entre diferentes setores da sociedade.

A proposta nasceu durante a administração anterior, quando foi formalizada a cessão do antigo prédio. O Protocolo de Intenções foi assinado em novembro de 2021, pelo prefeito Antídio Lunelli. Na AL, o deputado foi autor de emenda de R$ 2,3 milhões para a reforma e adequações do prédio, que permitirá adaptar a estrutura para a nova funcionalidade.

A parceria entre a Polícia Militar de Santa Catarina, por meio da 12ª Regional e do comando do 14º Batalhão, e a Prefeitura, teve o apoio desde o primeiro momento da ACIJS. A entidade mobilizou o setor produtivo, atuou no apoio político e institucional, e promoveu articulação com a sociedade civil para que o projeto pudesse ser viabilizado.

A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI) também tem participação no projeto, realizando adaptações técnicas no projeto arquitetônico e de engenharia para atender exigências legais e estruturais.

A estrutura vai abrigar, além da Central de Videomonitoramento, funções operacionais da PM, incluindo espaço de descanso para os policiais, serviço de atendimento médico, odontológico e psicológico e um auditório para treinamentos e instruções de comando.

Em relação ao uso de recursos tecnológicos, a Central de Videomonitoramento vai contar com câmeras de reconhecimento facial para identificação de foragidos, reincidentes e monitoramento de medidas protetivas e OCR (Reconhecimento Ótico de Caracteres) para a leitura de placas de veículos possibilitando o rastreamento em tempo real. A Central vai estar integrada ao sistema Vigilante, da Secretaria de Segurança Pública, ampliando a operação em toda a região e ‘conversando’ com todo o estado, entre outros recursos.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).