A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou um evento de recepção nesta segunda-feira (27), para participantes da Feira Internacional de Negócios (FIN Brasil 2023), que ocorre nesta semana, em Florianópolis.
O encontro foi feito no Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Udesc, no Centro Histórico da Capital, em parceria com a Câmara Brasil-Portugal de Comércio, Indústria e Turismo de Santa Catarina e a Câmara do Comércio da Região das Beiras (CCRB), que são as principais entidades realizadoras da FIN 2023.
Entre as autoridades presentes estava o reitor da Udesc, Dilmar Baretta, o presidente da Câmara de Comércio Brasil Portugal – Santa Catarina, Jatyr Ranzolin Júnior, e o secretário estadual de Articulação Internacional, Juliano Froehner. O embaixador do Nepal, Nirmal Raj Kafle, também prestigiou o evento.
“Um evento desse porte é muito importante para ampliar o nome da Udesc no mundo. Com a internacionalização crescente da universidade, teremos condições de obter mais formas, conhecimentos e recursos de desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão da Udesc”, destacou Baretta.
Papel estratégico
O reitor fez uma apresentação sobre a Udesc, destacando o papel da universidade no desenvolvimento do Estado, especialmente com a interiorização do ensino superior e da pós-graduação e o crescimento da instituição.
Ele ressaltou a qualidade da pesquisa feita na universidade, com impacto em questões estratégicas para Santa Catarina, como a defesa sanitária e sua internacionalização, reforçando a disposição da Udesc para formação de parcerias com universidades, organizações e empresas.
O evento também teve apresentações sobre a iniciativa Prototipando a Quebrada (PAQ), com seu idealizador, Jeferson Lima; o empreendimento TXM Methods, com Luiz Salomão Ribas Gomes; e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SC), com o gerente de Inovação e Startups, Marcus Rocha. Todos eles são egressos da graduação ou da pós-graduação da Udesc.
Feira internacional
A FIN Brasil 2023 encerra nesta quarta-feira (29) no CentroSul. O evento visa estabelecer uma rede de cooperação entre empresas de quatro continentes – Europa, Ásia, América e África – estimulando parcerias e crescimento econômico, além de atuar na promoção comercial com países de língua portuguesa e com todas as câmaras de comércio de Portugal no mundo.
O encontro terá participação de missões empresariais de países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como Portugal, Angola, Cabo Verde e Moçambique, além de missões de Hong Kong, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, China e diversos países latino-americanos. Também estão confirmadas as presenças de 19 câmaras portuguesas do Brasil e mais de três dezenas de entidades governamentais e civis de Portugal e de África.
Com uma ampla programação, voltada a setores como saúde, tecnologia, agronegócio, infraestrutura e energia, o evento terá cerca de 400 estandes, dentre eles um da Udesc.
Em novembro do ano passado, o reitor Baretta participou de uma missão internacional em Portugal que teve, entre outros objetivos, articular parcerias para a FIN.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Udesc