ETE João Paulo é a próxima obra da Casan para avançar no saneamento da Capital

Foto: Cinemáquina / Acervo CASAN

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

29/11/2023 - 08:11 - Atualizada em: 29/11/2023 - 08:45

Depois da Estação de Tratamento de Esgoto dos Ingleses, inaugurada pelo governador Jorginho Mello em cerimônia nesta segunda-feira (27), a próxima grande entrega da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) para Florianópolis será a ETE João Paulo. A Estação vai ser inaugurada em fevereiro de 2024 e vai atender os bairros João Paulo, Monte Verde, Saco Grande, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, de forma gradativa até o fim do ano que vem.

Cerca de 25 mil habitantes serão beneficiados, gerando 84,5 litros tratados por segundo. A obra é orçada em R$ 123 milhões, conseguidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). A nova Estação vai na direção de cumprir com o compromisso assumido no Pacto Pelo Saneamento com a Prefeitura Municipal e atingir 75% de cobertura de esgotamento sanitário até 2025. Depois da ETE Ingleses e da ETE João Paulo, as próximas entregas serão a da ampliação da ETE Insular e da finalização da ETE Campeche.

No Centro, a CASAN está fazendo a expansão do Sistema de Esgotamento Sanitário Insular. O investimento é de R$ 194 milhões, também em parceria com a JICA. Com as melhorias a ETE Insular, na entrada da Ilha, vai passar de 296 L/s para 612 L/s de vazão tratada. Mais 52 km de rede coletora serão instalados nos bairros Itacorubi, Parque São Jorge, Jardim Anchieta, Córrego Grande e Pantanal. A nova vazão da ETE entra em operação em agosto de 2024 e as obras de rede finalizam no primeiro semestre de 2025.