A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Piraí foi afetada pela forte chuva que caiu em Joinville na última quinta-feira (19).
Ela sofreu redução na quantidade de água captada e tratada em razão da alta turbidez do rio. Por isso, os bairros Boehmerwald, Floresta, Itinga, Morro do Meio, Nova Brasília, Parque Guarani (laterais da rua João da Costa Júnior), Petrópolis, Profipo, Santa Catarina e São Marcos podem registrar falta de água.
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
“É importante esclarecer que, nesse momento, apesar de estarmos com a capacidade produtiva reduzida em 20%, esse é um cenário muito mais ameno do que o período das fortes chuvas ocorrido no final de novembro, quando a ETA teve a captação bloqueada interrompendo o abastecimento dos bairros atendidos pela estação”, explica Alisson Shigueru Takahashi, Diretor Operacional.
A turbidez é a quantidade de sedimentos – folhas, galhos, areia – na água do rio, que aumenta com fortes chuvas. Dessa forma, a ETA leva mais tempo para fazer o tratamento e reduz a produção, para que a qualidade da água fornecida à população seja mantida.
A previsão da normalização do abastecimento é para este sábado (21), se as condições climáticas continuarem estáveis. Diante desse cenário, a Companhia recomenda o consumo consciente de água.
Abastecimento no Rio Bonito
A Companhia Águas de Joinville informa que, devido a um vazamento ainda não localizado no bairro Rio Bonito, a região está com o abastecimento comprometido nesta sexta-feira (20/1).
Já há equipe técnica atuando no local, para verificar o ponto do vazamento. Assim que for identificado, o reparo será realizado para restabelecer o abastecimento o mais rápido possível.