Que as plantas tem inteligência fora do comum, todos nós já sabíamos, mas como e possível que elas enviam email para os cientistas, quando detectam minerais explosivos no solo? O estudo foi feito por pesquisadores do MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e viralizou nas redes sociais nas últimas semanas, porém, este estudo não é novidade, ele havia sido concluído em 2016.
Para este tipo de experimento os cientistas usam uma tecnologia que amplifica os sinais químicos que as plantas emitem naturalmente, além de, impulsionarem outras reações elétricas mais complexas. Nos últimos anos os pesquisadores do MIT foram além, programaram as plantas para uma atividade muito sofisticada: monitorar a presença de minerais explosivos – e, de quebra, enviar email alertando os cientistas, caso as coisas fujam do controle.

Foto divulgação
Para o estudo foram usados pés de espinafre. Raízes do espinafre modificadas geneticamente, com nanosensores, primeiro, detectam a presença de compostos nitroaromáticos em águas subterrâneas.
Então, ao flagrarem alta presença desses compostos, enviam um sinal químico para o resto da planta. Depois das raízes emitirem este sinal para as folhas, elas que foram alteradas, brilham em um verde fluorescente de acordo com a química do solo. Quanto maior for o nível de nitroaromáticos absorvido pelas raízes, mais intensa é a coloração.
Apesar de invisível aos olhos humanos, esse brilho fluorescente que os espinafres possuem quando detectam químicos, pode ser captado por uma câmera infravermelha. É a partir desses dados que a planta finalmente envia um email para os cientistas.