Um estudo da empresa de serviços de e-mail Mailsuite revelou os riscos no uso de senhas inspiradas na cultura pop e demonstrou a fraqueza destas senhas. A companhia analisou milhões de senhas com nomes ou palavras de cultura pop mais expostas em violações de dados, e descobriu que ‘Superman’ apareceu em 584.697 violações de segurança.
A banda de rock Blink-182 é a segunda, com 482.244 episódios.
As informações são Mediatalks
A lista das 25 senhas mais perigosas inclui nomes saídos de games, astros das telas e da música, filmes e times esportivos.
Para chegar aos resultados, a Mailsuite empresa compilou uma lista inicial de mais de 2.612 termos da cultura pop – de atores e bandas a videogames e filmes – e os cruzou com o banco de dados Pwned Passwords, que detalha mais de 300 milhões de senhas expostas em violações de dados registradas.
A empresa explica que um dos motivos para a fragilidade dos nomes ligados à cultura pop é que os hackers podem pesquisar o histórico de postagens dos usuários para tentar quebrar uma senha – e encontrar lá conteúdo ligado às suas preferências culturais.
O trabalho foi feito em inglês, e não inclui outras senhas que podem ser populares no Brasil, com nomes de artistas ou times.
Confira os resultados – a arte é da Mailsuite
A Mailsuite apontou outras práticas que deixam as contas de internet vulneráveis a hackers. Uma delas é usar a mesma senha em vários sites. Segundo a empresa, uma em cada quatro pessoas utiliza a mesma senha em mais de 11 sites e aplicativos.
Veja as dicas
Senhas com pelo menos 14 caracteres – Na maioria das tentativas de hacking, o software usa um método de tentativa e erro para adivinhar uma senha, trabalhando com trilhões de combinações de caracteres.
Use uma combinação de caracteres diferentes – Uma senha de 14 caracteres que é apenas uma sequência de números pode levar menos de uma hora para um hacker decifrar. É essencial usar uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais (como * ou &).
Não use data como senha – Não se deve usar uma data numérica (como aniversário ou aniversário de casamento) como senha por dois motivos: Além de ser curta e conter apenas números, é facilmente encontrável em redes sociais e um hacker pode tentar esta combinação.
Não use informações pessoais em uma senha- Um hacker pode ser alguém que viu suas redes sociais e anotou o nome do animal de estimação, de seus entes queridos ou de seu time, que pode usar nas tentativas de entrar na conta.
Não use uma palavra que você encontre no dicionário- Uma em cada cinco pessoas em todo o mundo usa a palavra “senha” como senha. Elas são vulneráveis a um tipo de tentativa de hacking chamada “ataque de dicionário”, em que o software de hacking testa diferentes palavras e frases para adivinhar sua senha.