Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Estudantes de Jaraguá do Sul criam projeto de microverdes e vão a Brasília para competição nacional

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Milena Natali

23/10/2024 - 06:10 - Atualizada em: 23/10/2024 - 09:55

Um grupo de estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Jaraguá do Sul, foi selecionado para participar de um dos mais prestigiados eventos de ciência e inovação do país, o Painel Telebrasil 2024. Entre os dias 5 e 6 de novembro, o projeto que explora o potencial dos microverdes, pequenas folhas com alto teor nutricional, será apresentado.

As alunas Ana Clara Meurer, Brenda Heidemann, Francine Grande, Larissa Nichelatti, Laura Caroline de Souza, Letícia Erdmann e Mariny Gabrielt Rebeque Cristo Gracioli, todas da sétima fase do curso técnico em química, foram responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa. Apesar de todas as integrantes terem colaborado na criação do projeto, apenas Brenda e Larissa representarão o grupo em Brasília.

O projeto propõe uma solução para o cultivo de microverdes, pequenas folhas ricas em nutrientes, que crescem entre cinco a sete dias. Essas plantinhas são mais nutritivas do que vegetais tradicionais, além de serem uma ótima opção para o consumo humano. Os microverdes também podem ser utilizados como complemento alimentar para animais, uma descoberta do grupo durante as pesquisas. “Percebemos que os microverdes podem ser usados como suplemento nutritivo tanto para pessoas quanto para pets e outros animais, já que são ricos em vitaminas e antioxidantes”, explica Brenda Heidemann, uma das estudantes envolvidas.

Desde 2023, as estudantes semearam oito tipos de espécies vegetais, entre elas, alface, beterraba, brócolis, cenoura, couve, repolho, rúcula e lentilha, todos cultivados em três substratos, turfa sphagnum, vermicomposto doméstico e tapete de fibra de coco.

Durante o processo, o grupo recebeu apoio da ISLA Sementes, com as sementes não tratadas, WEG P&D para determinar as concentrações de propriedades e das professoras do campus IFSC de Canoinhas, com suas metodologias de pesquisa.

Cultivo

Esses brotos podem ser cultivados em pequenos espaços, como hortas verticais ou horizontais, e são ideais para quem deseja uma horta caseira. “É como produzir um suplemento nutricional em casa, de maneira simples e econômica”, destaca a estudante Ana Clara Meurer, que também aponta a praticidade dos microverdes na alimentação do dia a dia, podendo ser usados em saladas, sopas, molhos, risotos e lanches.

Até então, não havia estudos comparando os nutrientes dos microverdes com os de vegetais maiores. A pesquisa realizada pelas alunas, revelou que os microverdes são significativamente mais ricos em nutrientes essenciais. O grupo também desenvolveu métodos para otimizar o preparo do solo e o ambiente de cultivo, garantindo que qualquer pessoa possa cultivar seus próprios “brotinhos” de forma orgânica, em casa.

O professor de química Giovani Pakuszewski, orientador do projeto, elogia o trabalho das alunas, ressaltando que o mérito é todo delas. “Aprendo diariamente com meus alunos, e é gratificante ver suas ideias ganhando vida e reconhecimento em um evento tão importante. Essas meninas se empenharam muito em cada etapa, desde a ideia à execução”, destaca.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Próxima parada… Brasília!

A Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), em parceria com a ConTIC (Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação) e a Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações), premiará os melhores projetos em três áreas: agronegócio, saúde e bem-estar, e gestão pública.

As alunas do IFSC são as únicas representantes do ensino médio nesta competição, que conta predominantemente com universitários. Elas concorrerão ao prêmio na categoria GovInova, que reconhece inovações voltadas à gestão pública e soluções tecnológicas que possam impactar a sociedade.

O projeto de microverdes foi um dos nove selecionados em toda a rede federal para ser apresentado. Durante o Painel Telebrasil, as estudantes terão a oportunidade de apresentar para autoridades, CEOs e lideranças de destaque no setor de inovação e telecomunicações.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Milena Natali

Redatora de entretenimento e cotidiano.