Estudantes de Criciúma embarcam para competição de matemática na Tailândia

Foto: Divulgação/PMC

Por: OCP News Criciúma

19/02/2024 - 15:02 - Atualizada em: 19/02/2024 - 15:29

Nesta segunda-feira (19), oito estudantes da rede municipal de ensino de Criciúma embarcaram para uma empolgante jornada do conhecimento em Bangkok, na Tailândia. O palco dessa experiência será a International Talent Mathematics Contest (ITMC), programada para ocorrer entre quinta-feira (22) e sábado (24).

Este é o terceiro ano em que estudantes da rede municipal de Criciúma participarão de uma Olimpíada Internacional de Matemática. A prova será individual, contendo 30 questões em língua inglesa, que devem ser resolvidas em 90 minutos.

A seleção dos estudantes foi feita utilizando como critério os resultados de uma outra olimpíada de origem francesa, a Matemática sem Fronteiras, cuja versão brasileira é organizada pela RedePOC do Conhecimento.

Os estudantes das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Filho do Mineiro e Hercílio Amante, que foram premiados com a medalha de ouro, participaram de uma segunda seletiva que ocorreu em dezembro, por meio de uma prova nos mesmos moldes da ITMC.

“Possibilitar que nossos estudantes mostrem ao mundo os seus talentos e habilidades é motivo de muito orgulho para a Secretaria Municipal de Educação. Buscamos, sempre, incentivar o interesse e a participação dos estudantes em eventos científicos, a partir de projetos inovadores, fazendo com que eles se empenhem para voar cada vez mais alto”, conta o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.

Os oito estudantes selecionados estão matriculados no 5º e 7º anos e têm se dedicado intensamente desde o convite para competir na ITMC. Durante os encontros do Clube da Matemática, os participantes resolvem questões de concursos da ITMC de anos anteriores, estudam conceitos matemáticos e estratégias de resolução de problemas.

Além disso, os representantes de Criciúma participam de um programa intensivo de inglês, com o objetivo de compreender os enunciados das questões e, também, adquirir habilidades comunicativas para interagir no país de realização da prova. “Estou bastante confiante, porque temos nos preparado para este momento e recebemos o apoio e incentivo das pessoas ao nosso redor. Temos grandes chances de conquistar medalhas”, relata a estudante da EMEB Filho do Mineiro, Maria Cecília de Souza João.

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.