Os estudantes do Projeto Jovem Empreendedor da rede municipal de ensino vão encerrar as atividades de 2025 com a 3ª edição da Feira do Jovem Empreendedor, nesta quinta-feira (13), às 18h30, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Durante o evento, os alunos apresentarão os resultados dos projetos desenvolvidos ao longo do ano em forma de pitch, uma breve exposição das ações realizadas.
Cada edição do projeto propõe uma temática diferente. Em 2025, o foco dos trabalhos foi voltado a campanhas voluntárias e mídias sociais, incentivando o uso da tecnologia para ações solidárias. Cada escola participante contou com uma empresa apadrinhada, que acompanhou o desenvolvimento das atividades durante todo o ano.
“O Clube do Jovem Empreendedor é um exemplo de como a educação pode transformar diferentes realidades e contribuir para o desenvolvimento não apenas dos estudantes, mas também das empresas participantes e da cidade. Formar jovens qualificados para o mercado de trabalho é sinônimo de investir no futuro do nosso município”, pontua o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.
Os estudantes criaram suas próprias campanhas voluntárias com o apoio dos professores – desde o planejamento até a divulgação e execução das ações. “A Feira do Jovem Empreendedor não será apenas um momento para a apresentação dos projetos dos alunos, ela será uma vitrine para mostrar o potencial de uma juventude incentivada a empreender e que buscar um futuro ainda melhor para a cidade a cada dia”, destaca a coordenadora do Clube do Jovem Empreendedor, Rúbia Acordi.
Aprendizado na prática
Criado em 2022, o Clube do Jovem Empreendedor se consolidou como uma iniciativa inovadora da rede municipal de ensino. O projeto nasceu de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o objetivo de aproximar os estudantes do universo do empreendedorismo e estimular o protagonismo juvenil.
“A meta do projeto é que, a cada ano, mais escolas da rede municipal, estudantes e empresas possam participar, contribuindo para a troca de aprendizado e experiências enriquecedoras”, explica a secretária municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette.
Os encontros são destinados aos estudantes das turmas de sétimo e oitavo ano e acontecem uma vez por semana, no contraturno escolar. As aulas são conduzidas por professores capacitados, com formação e planejamento semanal. Com materiais do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), desenvolvido pelo Sebrae, o clube busca aprimorar o conhecimento dos alunos para o ambiente profissional de forma dinâmica, com atividades e campanhas elaboradas ao longo do ano letivo.
Confira os projetos desenvolvidos pelas escolas
EMEB Adolfo Back
Empresa apadrinhada: Farben Tintas
Projeto: adoção de pets e campanha de respeito aos animais
EMEB Ângelo de Luca
Empresa apadrinhada: USIPE
Projeto: arrecadação de bolachas para a Casa Guido
EMEB Érico Nonnenmacher
Empresa apadrinhada: Radar
Projeto: campanha de doação de sangue no Hemosc
EMEB Filho do Mineiro
Empresa apadrinhada: Plasson do Brasil
Projeto: arrecadação de alimentos para o Asilo
EMEB Hercílio Amante
Empresa apadrinhada: UFOWAY
Projeto: arrecadação de produtos de higiene para a Nossa Casa
EMEB José Contin Portella
Empresa apadrinhada: Damyller
Projeto: plantio de mudas de árvores nativas
EMEB Luiz Lazzarin
Empresa apadrinhada: Innova Corporate S/A
Projeto: campanha de conscientização contra jogos de aposta virtuais
EMEB Padre José Francisco Bertero
Empresa apadrinhada: PLASCIN
Projeto: biblioteca comunitária (doação de livros literários)
EMEB Professor Vilson Lalau
Empresa apadrinhada: PROCER
Projeto: Arrecadação de tampinhas para a Rede Feminina de Combate ao Câncer
EMEB Professora Iria Zandomênego de Luca
Empresa apadrinhada: Empresa Rio Deserto
Projeto: doação de ração para cachorro de ONGs
EMEB Professora Lili Coelho
Empresa apadrinhada: Sindiceram
Projeto: divulgação de vagas da EJA
EMEB Serafina Milioli Pescador
Empresa apadrinhada: Transportes Francisconi
Projeto: arrecadação de alimentos para a LBV