Estudantes da rede municipal de ensino de Criciúma se destacam no 7º Prêmio Acic de Matemática

Foto: Divulgação/Acic

Por: OCP News Criciúma

18/10/2023 - 16:10 - Atualizada em: 18/10/2023 - 16:22

Estudantes de escolas municipais de Criciúma serão premiados no 7º Prêmio Acic de Matemática (PAM), organizado pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Ao todo, a iniciativa reuniu 122 unidades de ensino, com 18.742 participantes, sendo que apenas 163 foram premiados e, destes, 62 são alunos da rede municipal de ensino de Criciúma. A cerimônia de premiação será realizada no dia 31 de outubro, a partir das 9h, na sede da Acic, localizada no bairro Próspera.

 

O PAM ocorre desde 2018 e tem por finalidade diagnosticar a qualidade do ensino e o desempenho dos alunos matriculados do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental de toda a região carbonífera. Na 7º edição, os estudantes da rede municipal de ensino de Criciúma conquistaram 14 medalhas de ouro, 24 medalhas de prata e 24 medalhas de bronze.

 

As avaliações do Prêmio Acic de Matemática são divididas em duas etapas, onde a primeira fase consiste em uma prova de múltipla escolha. É necessário que os estudantes superem a nota mínima na primeira prova para, assim, passar pela avaliação discursiva da segunda etapa.

 

“A participação no prêmio faz com que os estudantes sejam desafiados a avaliar seu aprendizado na matemática a nível regional, contribuindo, também, para que nós, enquanto profissionais da educação, possamos avaliar e ampliar a qualidade do ensino que ofertamos”, afirma o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.

 

As provas são elaboradas e corrigidas pela Instituição Técnica Conveniada, formada por professores especialistas na área de matemática, vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

 

“Essa premiação não apenas reconhece o talento dos estudantes, mas faz com que eles se sintam motivados a buscar desafios intelectuais, construindo autoconfiança e ampliando seus horizontes educacionais”, relata a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Gislene Sala.

 

A premiação envolve, também, os educadores e suas respectivas escolas. O Prêmio Acic de Matemática oferece uma formação dividida em quatro encontros para os educadores e, além disso, os professores regentes das classes com a maior média receberão um certificado de honra ao mérito. As escolas que obtiveram maior média também serão contempladas com certificado de honra ao mérito, que será entregue ao diretor ou ao representante da unidade educacional.

 

Avaliação da qualidade do ensino

Os resultados de avaliações em larga escala e olimpíadas como o PAM mostram indicadores que se pode avaliar, de maneira geral, a qualidade educacional.

 

“Para o estudante, a experiência de participar de uma prova de Olimpíada de Matemática permite colocar em prática o conhecimento matemático aprendido nas aulas, além de desenvolver o pensamento crítico e a criatividade na resolução de problemas”, comenta a coordenadora de Matemática da Secretaria Municipal de Educação, Karine Mrotskoski.

 

Ainda em 2023, todas as escolas municipais de Criciúma passarão pela avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Saeb é aplicado a cada dois anos em escolas da rede pública e tem por objetivo refletir os níveis de aprendizagem da educação básica brasileira e de fatores que possam interferir no desempenho do estudante. As médias de desempenho dos estudantes apuradas na avaliação, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).