Estudantes da rede municipal de ensino de Criciúma participaram da segunda fase da 18º Obmep

Foto: Divulgação/Decom

Por: OCP News Criciúma

13/10/2023 - 15:10 - Atualizada em: 13/10/2023 - 15:36

Os estudantes da rede municipal de ensino de Criciúma participaram, nesta semana, da segunda fase da 18º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (Obmep). Estiveram presentes 376 alunos de escolas públicas da cidade. Cada escola municipal obteve 5% de representação durante a segunda fase da prova. Os participantes premiados serão divulgados no dia 20 de dezembro.

 

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a primeira fase da Obmep ocorreu no dia 30 de maio. Com a participação de 18,3 milhões de estudantes, de todas as regiões do Brasil, a Obmep alcançou mais de 55 mil escolas públicas e privadas em sua 18º edição.

 

“É um orgulho ver o empenho dos nossos estudantes em participar tão ativamente dessa prova, que não só os desafia a alcançar o melhor de suas habilidades, mas, destaca a importância da educação de qualidade que tanto promovemos em nossas escolas municipais”, destaca o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.

 

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entende a importância da matemática na formação de um cidadão e na promoção da igualdade de direitos, por isso, disponibilizou para seus estudantes uma videoaula sobre os assuntos abordados nas provas da Obmep.

 

“Questões de provas anteriores foram explicadas por professores que lecionam na rede e a resolução foi gravada e enviada para todos com interesse de se preparar um pouco mais. Os problemas da segunda fase da prova são contextualizados e exigem conhecimento dos conteúdos, raciocínio lógico e uma boa organização de pensamento, uma vez que as respostas precisam ser descritivas”, explica a coordenadora de Matemática da Secretaria Municipal de Educação, Karine Luiz Calegari Mrotskoski.

 

Foi ofertado, por meio da prefeitura, transporte de ida e volta até os polos de aplicação da Obmep para os alunos que não tinham como se locomover por meios próprios, além de um kit lanche preparado especialmente para alimentá-los na hora da prova. A competição científica é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). A 18ª Obmep é destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio.