Estudantes com deficiência visual recebem óculos especiais em Joinville

Foto: Prefeitura de Joinville

Por: Milena Natali

25/03/2024 - 15:03 - Atualizada em: 26/03/2024 - 23:51

Dezessete alunos da Rede Municipal de Ensino de Joinville ganharam óculos especiais para ajudá-los na melhoria da aprendizagem, a entrega dos dispositivos OrCam MyEye 2.0 ocorreu na manhã desta segunda-feira (25) e foi marcada por emoção na sede da Prefeitura de Joinville.

Os estudantes e familiares chegaram curiosos para conhecer os óculos e as funcionalidades disponíveis. Eles estavam acompanhados das professoras de AEE (Atendimento Educacional Especializados) das escolas em que os alunos estudam, já que serão as responsáveis pelo treinamento para as crianças utilizarem os óculos em sala de aula e no dia a dia.

Os dispositivos de fabricação israelense são capazes de ajudar o usuário na leitura de 100 a 250 palavras por minuto, além de permitir o reconhecimento de cores, até 250 faces e até 200 produtos por identificação de códigos de barras. Durante o evento, a aluna Maria Júlia dos Reis Lá Rosa fez uma demonstração de como usar o dispositivo, com o auxílio da professora Aline Cristina Batista.

“A primeira experiência que eu tive foi muito legal, quando comecei a ler o livro com os óculos vi o quanto é incrível. Eu adorei porque vai me ajudar muito no meu cotidiano, dentro e fora da escola, no meu aprendizado e em coisas que antes eu não conseguia”, descreveu.

A mãe Rosana Aparecida dos Reis ficou impressionada em ver a filha usando os óculos e experimentando os benefícios que terá a partir de agora. “Já chorei e me emocionei porque minha filha será mais independente e terá mais liberdade. Não achei que o dispositivo tinha tantas coisas. A Maria Júlia vai poder reconhecer alimentos, notas e ler livros sem precisar do braile”, comentou.

Os alunos que receberam os dispositivos estudam entre o 2° período da Educação Infantil até o 9° do Ensino Fundamental em unidades escolares municipais de Joinville. O investimento total da Secretaria de Educação foi de R$ 294.534,86.

 

Mais autonomia e acessibilidade

O OrCam MyEyes 2.0 busca proporcionar maior autonomia e acessibilidade para os alunos no contexto escolar e social. Segundo o prefeito Adriano Silva, a entrega às famílias foi um dos momentos mais emocionantes vividos na Prefeitura de Joinville.

“É uma tecnologia que vai realmente ajudá-los na aprendizagem. Quando a gente conversa com jovens que já estão tendo acesso à tecnologia, é incrível o que eles já aprenderam e tudo o que estão descobrindo. Desde a leitura de livro, reconhecimento de colegas na escola. Realmente estamos muito emocionados”, afirma o prefeito.

Foto: Prefeitura de Joinville

O secretário de Educação, Diego Calegari, também se emocionou durante a fala para as crianças e familiares. “O que fazemos hoje é trazer mais uma oportunidade para esses alunos de voarem ainda mais longe, de terem possibilidades que antes não estavam abertas para eles, para que possam se tornar cidadãos cada vez melhores”, diz.

A definição de quem receberia os dispositivos foi feita a partir de uma avaliação dos laudos dos estudantes, dos relatórios sobre o processo de aprendizagem dos alunos em sala de aula, e da análise de uma oftalmologista. O objetivo foi entender quais alunos teriam avanços no processo de ensino e aprendizagem e no desenvolvimento da autonomia no eventual uso dos dispositivos.