Estudantes classificados para a segunda etapa do Prêmio Acic de Matemática se preparam para o desafio

Foto: Deize Felisberto/ACIC

Por: OCP News Criciúma

21/09/2023 - 19:09 - Atualizada em: 21/09/2023 - 19:21

A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) está pronta para receber, neste sábado (23), das 8h30 às 17 horas, os estudantes classificados para a segunda etapa do 7º Prêmio Acic de Matemática. Este evento tem como objetivo incentivar e valorizar o aprendizado e o ensino da Matemática na região.

Neste ano, 1.110 estudantes do quinto ao nono ano do Ensino Fundamental, representando 11 municípios da Região Carbonífera – Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga – foram classificados para a segunda etapa do prêmio.

Na segunda etapa, os alunos enfrentarão questões discursivas que envolvem raciocínio lógico e criatividade. A prova foi elaborada com base nos critérios da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e nas competências estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular para a área de Matemática.

O presidente da Acic, Valcir José Zanette, destacou a importância deste prêmio para a região: “A entidade se sente, a cada ano, mais estimulada a fazer melhor esta ação que, visivelmente, tem contribuído para a melhoria da qualidade da educação matemática em toda a região, bem como, tem contribuído para estimular os alunos e professores a participarem de grandes concursos seletivos.”

Os resultados da primeira etapa do prêmio já surpreenderam, com pontuações que gabaritaram. Agora, na segunda etapa, os estudantes terão que escrever o desenvolvimento do cálculo de cada item das seis questões. O resultado final e a premiação dos vencedores estão marcados para o dia 31 de outubro.

Os alunos que se destacarem na competição serão agraciados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados. As escolas e professores também receberão certificados de Honra ao Mérito.

A primeira fase do concurso, realizada no dia 15 de agosto, contou com a participação de quase 18,3 mil estudantes. Este é o sétimo ano consecutivo em que a Acic promove o Prêmio Acic de Matemática, consolidando seu compromisso com a educação matemática na região.