Estudantes celebram o Dia da Família na Escola com atividades neste sábado nas unidades da rede estadual de ensino

Foto: Ricardo Trida/Secom

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

13/04/2024 - 16:04 - Atualizada em: 13/04/2024 - 16:11

O Dia da Família na Escola foi comemorado neste sábado, 13, em escolas estaduais de todas as regiões de Santa Catarina. A data é um incentivo para as famílias participarem efetivamente da vida escolar dos estudantes e faz parte do calendário escolar desde 2016, por conta da lei estadual nº 16.877.

Na EEB Edith Gama Ramos, em Florianópolis, a programação começou com um café da manhã especial em celebração aos 60 anos da unidade escolar. Também foi organizada uma cerimônia em homenagem à história da escola e apresentações culturais com os estudantes.

“Com a família e a escola próximas, teremos um ensino de cada vez mais qualidade. Por isso, ampliar a presença das famílias nas escolas é um dos objetivos do nosso governador Jorginho Mello. É fundamental para nossos estudantes o incentivo dos familiares”, destaca o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

Foto: Ricardo Trida / Secom

As escolas tiveram autonomia para escolher os temas a serem trabalhados no evento, levando em consideração a realidade local. Cada unidade foi responsável por organizar uma programação para oportunizar uma maior conexão entre estudantes, familiares e demais integrantes da comunidade escolar.

“Fortalecer a relação entre as famílias e a escola é a grande premissa do Governo do Estado. Todos os dias são dias para que a família possa estar próxima da escola e da vida escolar do seu filho. O Dia da Família na Escola é uma data simbólica para que possamos celebrar com todas as famílias de Santa Catarina nas unidades escolares”, reforça a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders.

Foto: Marco Favero / Secom

As programações foram variadas, com atividades como oficinas, gincanas, exposições, feira de produtos naturais e passeio de bicicleta.

Suelen das Graças Bernardo dos Santos é mãe de aluno da Escola Edith Gama Ramos. Ela já foi aluna da escola e agora participa das atividades com o filho. “Precisamos participar dessas atividades. É muito importante para a criança ver o pai ou a mãe junto nesses momentos de lazer e convivência. Quando não sou eu, vem meu marido ou nós dois juntos. A gente sempre tá junto. Nós adoramos essa escola e a forma como educam nossos filhos”, destaca.

Inauguração Laboratório Lixo Zero

A inauguração do Laboratório Lixo Zero, na EEB Aldo Câmara da Silva, em São José, foi um dos destaques do Dia da Família na Escola deste ano na região da Grande Florianópolis. A unidade escolar recebeu o título de primeira escola Lixo Zero do país.

O projeto nasceu em 2019 nas aulas de português e agora conta com um novo espaço de experiência e vivências pedagógicas.

Notícias no celular

Whatsapp