A Prefeitura de Florianópolis vai zerar uma dívida histórica com a comunidade de Ratones, no Norte da Ilha. A administração municipal iniciou na semana passada as obras que vão culminar com o asfaltamento da Estrada Intendente Antônio Damasco, a via de acesso ao bairro a partir da SC-401 (Rodovia José Carlos Daux).
Era a obra que faltava para que toda a estrada geral de Ratones fosse padronizada com o mesmo pavimento, já que a Estrada João Januário da Silva, continuação da Antônio Damasco, e a via seguinte, a Estrada Bento Manoel Ferreira, já são asfaltadas. Os trabalhos conduzidos pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade estão acontecendo sem alterações no trânsito.
A prefeitura tem assegurados os recursos no valor de R$ 4,8 milhões necessários para a primeira etapa do asfaltamento dessa importante via da região, contemplando metade dela, mais precisamente os seus 2,65 km iniciais, a partir da SC-401. Sendo que a Estrada Intendente Antônio Damasco tem 5,35 km de extensão.
“Esse é o trabalho da gestão pública. Quando não tem verba pra tudo, a gente inicia um trecho da obra, e vai captando recursos para dar continuidade num segundo momento”, destaca o secretário de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, Rafael Hahne.
Agora, a retirada do atual pavimento de lajotas sextavadas e a revitalização do sistema de drenagem ocorre próximo ao cemitério distrital, localizado ao final do trecho a ser beneficiado pelas obras. Executadas as melhorias voltadas ao escoamento das águas da chuva (que vão acabar com eventuais pontos de acúmulo de água junto à Servidão João Luiz Ventura), e finalizado o asfaltamento, será a vez da Antônio Damasco também receber calçadas uniformes.
Todo esse trabalho será executado no prazo de 10 meses pela empreiteira Britagem Vogelsanger Ltda. A outra metade da Antônio Damasco tem igualmente pavimento em lajotas sextavadas.
Alterações no trânsito
Somente com as obras de drenagem adiantadas, e com a preparação da Estrada Intendente Antônio Damasco para o asfaltamento acontecendo em paralelo, é que os serviços deverão causar certo transtorno ao trânsito. Mesmo assim, a via será interrompida em menos de meia pista. Ainda assim, o secretário ressalta a necessidade de cautela dos motoristas na passagem pela via, bem como de compreensão da comunidade como um todo.