Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Estrada geral da Joaquina vai ganhar novo pavimento e ciclovia de concreto

A revitalização será completa nos 2,3 km de extensão da via | Foto Leonardo Sousa/PMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

20/11/2020 - 10:11 - Atualizada em: 20/11/2020 - 10:16

 

A revitalização da Avenida Prefeito Acácio Garibaldi S. Thiago, a estrada geral e único acesso de condutores de veículos à Joaquina, é mais uma importante obra em execução pela Prefeitura de Florianópolis. É uma das rotas do Leste da Ilha mais procuradas pelos turistas, na alta temporada.

A revitalização completa dos 2,3 km de extensão da via, conduzida pela Secretaria de Infraestrutura, envolve a troca do pavimento em lajotas por paver (blocos intertravados de concreto). Tal como será feito na revitalização da via adjacente, a Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição.

Além disso, a Acácio Garibaldi terá restauração dos passeios (calçadas) existentes com implantação de rota acessível, bem como ganhará ciclovia bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários) à esquerda, no sentido bairro-praia.

Após a conclusão, esta ciclovia se ligará à outra, similar, que será construída na Avenida das Rendeiras, ampliando ainda mais a mobilidade urbana local. Detalhe: ambas as estruturas cicloviárias serão feitas de concreto, a fim de serem apreciadas tanto por usuários de bicicleta, skate e roller.

As obras representam um investimento de quase R$ 3 milhões | Foto Leonardo Sousa/PMF

 

“A ciclovia bidirecional da Joaquina até o final das Rendeiras será importante para todos os praticantes dos vários esportes. Também servirá para melhorar a mobilidade urbana utilizando estes tipos de transporte alternativos, principalmente, nesta época de pandemia”, destacou o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina.

Além disso, a Avenida Prefeito Acácio Garibaldi S. Thiago terá recuperação do sistema de drenagem e sinalização viária.

Andamento das obras

As obras representam um investimento no valor de R$ 2.958.952,37. Executadas pela Pavicon Construções Ltda., elas têm prazo de oito meses. Iniciadas em meados de agosto, vêm sendo realizadas no trecho mais próximo da orla e, gradativamente, avançarão em direção à Lagoa. Isso para evitar transtornos, uma vez que a primeira fase das obras da Avenida das Rendeiras, recém-iniciada, começou na divisa com a Acácio Garibaldi.

Neste trecho em frente aos hotéis da região existe, no momento, várias frentes de trabalho: de troca do pavimento, de recuperações da drenagem e dos passeios, e de implantação da ciclofaixa.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.