Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Está marcada a data do transplante de medula do Rhavy e família de Jaraguá do Sul apela por ajuda financeira

Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

08/07/2025 - 11:07 - Atualizada em: 08/07/2025 - 14:09

Com apenas 3 anos de idade, o garotinho jaraguaense Rhavy Miguel enfrenta, há 10 meses, um tratamento difícil e penoso contra o câncer. A boa notícia é que o transplante de medula que poderá salvar a sua vida foi marcado para o próximo dia 18 (sexta-feira da semana que vem), no Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba. Mas, além de viverem há quase um ano a angústia de ver o seu bebê sofrendo com sessões agressivas de radio e quimioterapia e a incerteza sobre o futuro do pequeno, os pais Maysa e Michel também precisam se preocupar com a questão financeira.

Com a ajuda da comunidade de Jaraguá do Sul, já foram realizados dois eventos para arrecadar recursos para a família – uma pastelada e uma feijoada. Porém, de acordo com Maysa, os valores alcançados estão bem abaixo do necessário e poucas pessoas estão fazendo doações via pix. Ela conta que foi preciso alugar um apartamento que fica bem próximo do hospital, já que eles terão que permanecer em Curitiba por cerca de seis meses e as despesas são bastante altas.

Antes da cirurgia, Rhavy ainda terá que passar por sessões agressivas de radio e quimioterapia | Foto: Arquivo pessoal

Leia a seguir a história de Rhavy e saiba como ajudar:

Doença foi descoberta em 2024

Em setembro de 2024, Rhavy, na época com 2 anos e 8 meses, foi diagnosticado com leucemia linfoide aguda (LLA), um câncer que afeta as células do sangue. Desde então, a vida da família que reside em Jaraguá do Sul passou por uma mudança brusca. O pai Michel, que é eletricista, e a mãe Maysa, que trabalhava no comércio, se viram obrigados a deixar seus empregos para cuidar do filho, que necessita de atenção integral. Por isso, o casal conta com a ajuda financeira da comunidade para dar sequência ao tratamento. Em meio à angústia, as esperanças do casal foram renovadas com a expectativa de Rhavy receber um transplante de medula.

Pai será o doador

Em 14 de fevereiro deste ano, após a realização de exames no Hemosc de Joinville, descobriu-se que Michel tem a compatibilidade necessária para doar a medula ao seu filho. Maysa explica que Rhavy e o pai terão que fazer novos exames de compatibilidade no Hospital Erasto Gaertner e o pequeno também passará por sessões de quimioterapia bastante agressivas antes do transplante.

Michel, que realizava alguns serviços esporádicos como eletricista e motorista de aplicativo, ficou impossibilitado de trabalhar porque não pode ter contato com outras pessoas para evitar o risco de contaminação, e após a cirurgia precisará ficar isolado por um período. Por isso é fundamental que a família possa contar com a ajuda da comunidade, pois agora, com o aluguel do imóvel, as despesas serão ainda mais altas.

Como contribuir

Qualquer doação em dinheiro, por menor que seja, é necessária e será muito bem-vinda. Interessados em contribuir podem depositar qualquer valor na chave pix 161.806.109-75, em nome de Rhavy Miguel Bueno Krüger.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.