Está com dor de garganta? Veja 4 soluções simples e caseiras que aliviam problema

Foto: Arquivo OCP News

Por: Elisângela Pezzutti

16/06/2023 - 14:06 - Atualizada em: 16/06/2023 - 14:30

O tempo seco aliado às baixas temperaturas típicos desta época do ano são propícios para provocar dor de garganta. Mas, quando o problema não tem a ver com uma doença, como gripe, por exemplo, o tratamento da dor de garganta é rápido e simples. Há soluções caseiras que ajudam a aliviar o incômodo. Confira a seguir:

1 – Tomar chá com limão, gengibre e mel. Esses alimentos têm efeito calmante e são fontes de vitaminas e antioxidantes, que contribuem para diminuir inflamações no organismo.

2 – Beber bastante água, pois a hidratação lubrifica a garganta e melhora a expectoração. Além disso, sucos, sopas, frutas e chás também ajudam bastante.

3 – Consumir própolis, que é uma solução natural que tem ação anti-inflamatória.

4 – Fazer gargarejo com água morna, pois o calor ajuda a aliviar a dor causada pela inflamação e reduz o desconforto ao engolir.

Porém, mesmo seguindo essas dicas, é necessário investigar o que está por trás da dor de garganta. As causas podem ser diversas, como o ar seco, alergias e refluxo.

E se a dor for recorrente ou demorar para passar, procure um médico, principalmente se tiver febre, dor no corpo, dificuldade de abrir a boca ou garganta com pus.

Fonte: Viva Bem/UOL

 

Notícias no celular

Whatsapp