Espetáculo de dança ucraniana será atração na Scar no dia 7 de setembro

Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

31/08/2022 - 16:08 - Atualizada em: 31/08/2022 - 16:37

No próximo dia 07 de setembro, às 19h, o Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka fará uma apresentação de dança na Scar. Ainda há disponíveis para quem deseja assistir ao espetáculo 370 ingressos, que podem ser retirados gratuitamente na secretaria da Scar.

Com 64 anos de fundação, o Vesselka se apresenta em turnês por todo o Brasil. Em Jaraguá, os mais de 40 bailarinos de diversas idades vão apresentar novas coreografias, com muito movimento, energia, ritmo e história.

Foto: Divulgação

O Grupo Folclórico é um dos grandes destaques da cultura local do município de Prudentópolis (PR), localizado a 200 km de Curitiba e considerado a cidade mais ucraniana do Brasil. Com forte presença de imigrantes vindos da região ocidental da Ucrânia ainda no século XIX, a cidade mantém até hoje a língua e os costumes dos antepassados.

Foto: Divulgação

A origem do Grupo Folclórico Vesselka

Entre 1912 e 1917 foi construída em Prudentópolis, sob orientação do Padre Marquiano Skirpan, a “Casa do Povo” ( Narodnyj Dim), que se tornou um centro de reuniões, leituras, ensaios, apresentações de teatro e concertos em homenagem às figuras célebres da Ucrânia. Neste mesmo local, surgiu um grupo de jovens interessados em promover eventos culturais. Esse grupo existiu por muitos anos até a criação do “Grupo Infantil de Amadores”, fundado em 1958, com o objetivo de dedicar-se ao estudo da língua e da arte ucranianas. Simultaneamente, o grupo passou a conhecer e ensaiar danças típicas daquele país e, em 1978, mudou seu nome para Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka.

Celebrando a Paz

“Para prestigiar o evento, convidamos diversos grupos étnicos da região, que já confirmaram as suas presenças. Todos se farão presentes ao evento, devidamente trajados com suas indumentárias típicas, evidenciando a diversidade racial e cultural dos brasileiros e, ao mesmo tempo, mostrando que é possível a convivência cordial e pacífica entre os povos. Um gesto simbólico apenas, mas muito significativo nesse momento turbulento pelo qual passam os ucranianos”, destacou a secretária de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul, Natália Lúcia Petry, que está promovendo o evento em parceria com a Scar.

 

 

Notícias no celular

Whatsapp